Segundo a Agência Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por unanimidade, nesta sexta-feira (11), o registro da candidatura de Pablo Marçal à Presidência da República. Todos os sete ministros votaram pelo indeferimento do pedido de Marçal e do PRTB.
Voto dos ministros
A relatora, ministra Estela Aranha, teve seu voto seguido pelos ministros Ricardo Villas Bôas, Nunes Marques, André Mendonça, Antônio Carlos Ferreira, Floriano Peixoto e Dias Toffoli.
Motivos da inelegibilidade
Pablo Marçal está inelegível até 2032. A condenação pela Justiça Eleitoral de São Paulo por ofertar gravações de vídeos para vereadores e prefeitos em troca de doações em dinheiro, durante as eleições municipais de 2024, configura um dos impedimentos. Além disso, o Ministério Público Federal (MPF) argumentou que Marçal não estava filiado ao PRTB em abril deste ano, prazo final da janela partidária, estando então no União Brasil.
