
Você é vegano? Faça uma mousse de chocolate com esta receita fácil
Existem algumas preparações que aparentemente não representam um problema para os veganos, como a mousse, embora esta sobremesa deliciosa e simples obtenha a sua textura cremosa desde a clara de ovo batida até à neve, sendo um produto de origem animal inviável neste tipo de dieta.
Felizmente, existem vários ingredientes de origem vegetal que servem para substituir estes produtos, como a aquafaba, com a qual se pode preparar uma deliciosa mousse de chocolate vegano. Aquafaba é o líquido obtido a partir do grão de bico cozido e pode ser obtido comercialmente ou facilmente preparado em casa.
>>3 sucos eficazes para aumentar naturalmente a sua oxigenação
Basta deixar um copo de grão-de-bico de molho em seis xícaras de água durante a noite, na manhã seguinte escorra-os e ferva em três xícaras de água até ficarem macios, depois abaixe o fogo para reduzir o líquido, é retirado, fica aguardando para esfriar e é colocado em um recipiente hermético. Para essas receitas, o líquido é usado como substituto da clara de ovo.
Mousse de chocolate vegano
Ingredientes:
250 gramas de chocolate amargo
350 mL de aquafaba
3 colheres de açúcar mascavo
1 colher de chá de extrato de baunilha
Amêndoas picadas (opcional)
Sal
>>Gases? Com esses alimentos você pode evitar a incômoda flatulência
A primeira coisa a fazer é derreter o chocolate preto em banho-maria ou, em intervalos de 20 segundos, no microondas, até ficar líquido. É importante que você use um chocolate com no mínimo 70% de cacau, para que seja um produto mais saudável, embora seja um produto amargo, por isso adiciona-se açúcar extra.
Como o chocolate é líquido, reserve o recipiente. Coloque a aquafaba em uma tigela grande que poderá ser adquirida comercialmente ou preparada como indicamos no início da nota, bata até obter uma textura semelhante a clara de ovo batida e adicione uma pitada de sal .
Continue batendo e acrescente a essência de baunilha e o açúcar mascavo, bata novamente a aquafaba até obter picos mais firmes e no final, com um misturador manual acrescente o chocolate amargo, delicadamente e com movimentos envolventes para não diminuir a consistência espumosa.
>>Dicas para aprender a comer intuitivamente e dizer adeus às dietas
Depois de terminar de integrar perfeitamente o chocolate na aquafaba, sirva a mousse em diferentes recipientes, coloque na geladeira por algumas horas para que fique com uma boa consistência, depois pode servir frio. Adicione amêndoas picadas e um pouco de chocolate preto ralado para enfeitar e divirta-se!