Viciado em café? Conheça os benefícios e malefícios da cafeína

Viciado em café? Conheça os benefícios e malefícios da cafeína
Viciado em café? Conheça os benefícios e malefícios da cafeína

Viciado em café? Conheça os benefícios e malefícios da cafeína.

A cafeína é absolutamente integrada na vida da maioria dos adultos, principalmente através do café. Seu efeito estimulante, uma das razões apresentadas por seus maiores defensores, está fora de dúvida, o que tornou essa bebida natural na sociedade. Mas em quantidades maiores do que as recomendadas pode causar alguns danos.

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O que é cafeína e para que é usada?

No entanto, o café não é a única fonte existente de cafeína. “A cafeína é uma substância alcalóide e é encontrada em muitas espécies vegetais”, especifica a especialista do Serviço de Nutrição e Endocrinologia do Hospital Universitário Infanta Elena, Dra. Teresa Montoya, que também cita chá e cacau do café.

Benefícios da cafeína

É verdade que a cafeína tem benefícios. “Ele estimula o sistema nervoso central e tem um efeito diurético, diz o Dr. Montoya.

 Além disso, o especialista menciona que outros de seus efeitos positivos, encontrados em vários estudos, tomam forma no sistema cognitivo: melhora a atenção e a consolidação da memória verbal. Evidentemente, “do ponto de vista nutricional, não agrega valor “, ressalta o especialista em Nutrição e Endocrinologia.

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Mas os efeitos positivos da cafeína estão ligados a uma quantidade específica de consumo que não deve ser excedida. “A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) determinou que a ingestão moderada de cafeína em adultos saudáveis ​​não é prejudicial à saúde”, explica o Dr. Montoya.

Essa quantidade, aceitável em adultos e não em crianças ou adolescentes, está entre 300 e 400 miligramas de cafeína consumida ao longo do dia.

“Duas xícaras de café”, resume o especialista. “Em uma dose única, a recomendação não deve exceder 200 miligramas ou 3 miligramas por quilograma de peso”, continua o especialista.

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Atenção especial em problemas cardiovasculares emaranhados

Viciado em café? Conheça os benefícios e malefícios da cafeína
© Shutterstock

A recomendação muda no caso de gestantes e pessoas com problemas cardiovasculares ou pressão alta, que são aconselhadas a limitar o consumo. No caso do primeiro, “recomenda-se reduzir o consumo, estabelecendo o máximo recomendado em 200 miligramas ao longo do dia”, especifica o Dr. Montoya.

Essas medidas são traduzidas da seguinte maneira. Segundo o especialista, um café de 150 mililitros contém entre 60 e 80 miligramas de cafeína e um chá do mesmo tamanho entre 40 e 50 miligramas.

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Por sua vez, uma bebida de 330 mililitros de cola inclui entre 30 e 40 miligramas de cafeína. Além disso, 50 gramas de chocolate amargo ou chocolate ao leite fornecem entre 20 e 30 miligramas de cafeína e entre 10 e 15, respectivamente.

Diferentes danos à cafeína

Quando a dose recomendada é excedida, “três xícaras de café são consideradas uma quantidade moderada e seis xícaras é uma quantidade excessiva”, esclarece o Dr. Montoya, que é quando o dano aparece. “Insônia, tontura, pressão alta, desidratação e dependência”, cita o especialista em Nutrição e Endocrinologia. Por outro lado, interromper a cafeína motiva a síndrome de abstinência ou ‘mono’.

 “É caracterizado por fadiga e dor de cabeça”, diz Montoya, mas “geralmente é superado em poucos dias“.

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Cuidado com bebidas energéticas

Menção separada merece bebidas energéticas , que contêm níveis muito altos de cafeína.

“Atualmente, as sociedades médicas alertam para o consumo de grandes quantidades de cafeína em bebidas energéticas, que também fornecem grandes quantidades de açúcar e promovem a obesidade e o aparecimento do diabetes”, explica o especialista.

Esses tipos de bebidas experimentaram um boom notável, especialmente entre os mais jovens.

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De fato, a Organização Mundial da Saúde já alertou sobre esse tipo de bebida nesse segmento populacional e seus especialistas alertam que um consumo prolongado desses produtos produzirá vários problemas de saúde pública.

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