Aprenda 5 reconstruções de cabelo caseiras poderosas para recuperar os fios

Veja 5 reconstruções de cabelo caseiras poderosas para recuperar os fios
Veja 5 reconstruções de cabelo caseiras poderosas para recuperar os fios – Reprodução

Veja 5 reconstruções de cabelo caseiras poderosas para recuperar os fios. Basicamente, ele serve para proteger o couro cabeludo, mas, na realidade, o cabelo é muito mais que isso.

Quem não quer ter uma cabeleira bonita, cheia de vida, brilho e maciez? Receitas não faltam e é bom mesmo ficar de olho na saúde dos fios, antes de recorrer à qualquer coisa.

Veja também: Cachos perfeitos: Veja 10 receitas infalíveis de hidratação para os fios

Vale lembrar que os cabelos também adoecem, perdem força e brilho, principalmente por causa de alguns agentes agressivos, como químicas, sol, poluição, entre outros.

Por isso, se você sente que seu cabelo está sem vida, quebradiço e danificado talvez seja a hora de pensar em fazer uma reconstrução capilar.

O que é a reconstrução capilar?

O cabelo não é somente um emaranhado de fios ligado ao couro cabeludo. Na verdade, é um pouco mais complexo: ele é formado por três partes: a cutícula, parte mais externa dos fios, o córtex e a medula. As cutículas do cabelo são ligadas umas às outras por uma capa gordurosa, uma espécie de “cimento”.

A função principal delas é proteger o córtex, parte mais interna dos fios, que é rico em queratina e tem a principal função de dar resistência aos fios.

Chapinhas, produtos químicos e maus hábitos no cuidado com os cabelos – como prender muito e pentear com muita força- favorecem a abertura das cutículas do cabelo, desgastando esse “cimento” e expondo a parte mais interna dos fios, o córtex.

Todos os produtos que mexem na estrutura e cor dos fios atinge o córtex. Por isso produtos químicos são tão agressivos para os cabelos.

Vamos à reconstrução capilar

Esse método promove uma verdadeira reestruturação dos fios, fazendo não uma faxina, mas uma reforma, por assim dizer, por meio, principalmente, do uso de shampoo antirresíduo e da queratina. Por esse motivo é recomendado para cabelos muito danificados.

O shampoo antirresíduo é responsável por deixar o cabelo pronto para reforma, pois com ele é possível retirar todos os resíduos do cabelo, algo que os shampoos normais não conseguem.

Já a queratina devolve à saúde do cabelo, ao restaurar as propriedades naturais dos fios. Basicamente, a queratina é a grande estrela da reconstrução capilar.

Veja também: Máscara de canela deixa rosto com pele de seda e combate manchas

Reconstrução de Queratina

O cabelo humano é composto de 90% de queratina, uma proteína sintetizada por muitos animais que protege os fios e dá resistência a eles.

Quando a camada externa dos cabelos se abre, por meio dos agressores já citados, como chapinhas e produtos químicos, os fios ficam expostos e perdem queratina, nutrientes e água.

Esse é o caminho para um cabelo sem vida e danificado, com aquele aspecto de mal cuidado que ninguém quer. Veja passo a passo para recuperar os fios com queratina:

Reconstrução com Gelatina

A gelatina é rica em colágeno, substância que contém proteína e é formada por aminoácidos. Com isso, o produto forma uma espécie de película em torno dos fios, deixando-os mais fortes e protegidos.

Como resultado, você vai ganhar madeixas macias e muito brilhantes! Confira o vídeo com passo a passo:

Veja também: Cinco receitas de beleza com argila branca e seus benefícios

Reconstrução com  Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã possui pH baixo (ácido), o que permite equilibrar o pH dos fios do cabelo. Quanto mais alto o pH do novo cabelo, ele fica mais poroso e com frizz.

Ao diminuir o pH (com o ácido do vinagre), o cabelo volta ao pH natural, fechando as cutículas, dessa forma os fios voltam a reter mais nutrientes. O resultado disso? Um cabelo mais brilhoso, macio e saudável. Veja como fazer:

Reconstrução com Ovo

Ovos são cheios de lipídios e proteínas que aumentam o brilho e a força do cabelo em uma espécie de reconstrução. Além disso, as receitas caseiras são fáceis e acessíveis, com ingredientes de baixo custo e comuns nos armários e geladeiras.

]

Veja também: Hidratação capilar caseira com creme de leite: receita e cuidados

Reconstrução com Mel

O mel serve pra além da reconstrução. O mel no cabelo é bom para fios quebradiços, porosos, ressecados e sem vida, uma vez que ele tem propriedades umectantes que ajudam o cabelo a reter mais umidade, deixando-os mais emolientes.

Ainda, proporciona um brilho incrível, pode agir como um condicionador natural por ter vitaminas e aminoácidos, ajuda no crescimento capilar e evita a queda dando mais força para o cabelo crescer lindo e saudável.

F

Frequência que deve fazer a reconstrução capilar

Por ser um método muito profundo, a reconstrução capilar deve ser feita, em média, uma vez por mês, pois, a queratina em excesso faz exatamente o contrário do que se espera: ela deixa o cabelo ainda mais quebradiço e rígido.

No entanto, vale lembrar que cada caso é um caso. Tudo vai depender do aspecto dos fios. Dependendo do estado das madeixas, pode-se fazer o tratamento a cada 15 dias.

Por isso o primeiro passo, nesse caso, é avaliar a saúde dos cabelos para então verificar qual o melhor método, frequência e produtos indicados.

O especialista que entende do assunto é o tricologista ou esteticista com formação em terapia capilar, mas o cabeleireiro também está apto a fazer o processo.

Veja também: Quatro receitas de hidratação com azeite para cabelos ressecados 

PODE LHE INTERESSAR