Tudo que você precisa saber sobre a água de sabor

Tudo que você precisa saber sobre a água de sabor
Tudo que você precisa saber sobre a água de sabor – Thinkstock/Getty Images

Tudo que você precisa saber sobre a água de sabor

Hoje ninguém duvida da importância de se manter bem hidratado para o nosso corpo. Nem a indústria de alimentos. É por isso que uma grande variedade de novas bebidas proliferou nos últimos anos. Entre eles, água com sabor.

Com o que nos hidratamos?

Com os verões ficando cada vez mais quentes, os avisos de especialistas sobre altas temperaturas estão se tornando cada vez mais familiares para nós. Proteja-se do sol, não faça exercícios nas horas centrais do dia, mantenha-se fresco e hidrate-se.

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Todos sabemos que devemos beber cerca de dois litros de água por dia, conforme estabelecido pelos principais órgãos de saúde. Um estado de desidratação pode levar a graves distúrbios metabólicos e funcionais.

Sem dúvida, a melhor opção é a água. Mas, para muitas pessoas, nem sempre é fácil beber essas quantidades, porque acham que não tem gosto ou não têm vontade.

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É por isso que existe um grande consumo na Espanha de outros tipos de bebidas, como refrigerantes, sucos ou energéticos. Conforme refletido no Relatório de Consumo Alimentar na Espanha, em 2017 foram consumidos 2.109,58 milhões de litros de refrigerantes, com uma média de 49,43 litros por pessoa por ano.

O problema é a grande quantidade de açúcar adicionado que a maioria deles costuma ter. E há cada vez mais vozes alertando sobre a alta presença de açúcares livres em nossa dieta e os perigos que representam para a saúde. Por isso, devemos prestar atenção especial à redução do consumo desse tipo de bebida.

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Tudo que você precisa saber sobre a água de sabor

Seus pontos fortes

Quando falamos sobre água com sabor, nos referimos à água com infusão ou aromatizada com frutas, vegetais ou especiarias. Nada mais. Neste caso estaríamos falando de uma bebida tão saudável e recomendada quanto a água.

Água com sabor pode ser uma opção muito boa para tornar a hidratação algo mais saboroso, variado e divertido. E não só isso. Pode ser uma forma de diminuir o consumo de refrigerantes, optando por outras bebidas que nos hidratem sem serem prejudiciais à saúde. E que podem até nos proporcionar prazer.

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Cuidado com os pontos fracos

A água com sabor encontrou um nicho de mercado entre as pessoas conscientes do alto consumo de açúcar e da importância de se alimentar bem para cuidar da saúde.

O par de água e fruta parece uma opção muito saudável. Mas nem todas as águas com sabor do mercado são o que parecem a priori, e têm alguns pontos fracos.

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Quantidades de açúcar

Analisando os rótulos de algumas das águas com sabor que podemos encontrar no mercado, percebemos que a maioria contém açúcar ou outros adoçantes entre os seus ingredientes.

Assim, alguns deles se parecem mais com um refrigerante do que com água mineral. Eles podem conter o equivalente a duas ou três colheres de chá de açúcar por copo. Alguns chegariam a cobrir o limite estabelecido pela OMS em uma única lata de bebida.

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Por isso, e mesmo acreditando que estamos optando por uma bebida mais saudável, estaríamos adicionando uma grande quantidade de açúcar à nossa alimentação.

Uma longa lista de ingredientes

Já vimos que os ingredientes ideais devem ser água e frutas ou vegetais. Mas em alguns deles, a lista de ingredientes pode ser muito longa. Além dos açúcares ou adoçantes citados acima, podemos encontrar: sucos de frutas concentrados, aromas, acidulantes, conservantes e corantes.

Muito longe, portanto, do que consideramos aceitável para uma bebida que quer se assemelhar à água mineral.

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Plantas, vitaminas e minerais

O que procuramos na água é uma bebida que nos hidrate e reabasteça os minerais perdidos. Exceto então em condições muito especiais, a água não deve nos fornecer outros nutrientes que já obtemos dos alimentos.

Portanto, devemos ter cuidado ao encontrar mensagens de saúde nos rótulos. Não sejamos seduzidos por mensagens energizantes, desintoxicantes ou balanceadoras, já que a função de uma bebida deve ser a hidratação.

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A melhor água com sabor: a caseira

Primeiramente, se fizermos nossas próprias águas com sabor em casa, saberemos exatamente os ingredientes que estamos usando.

Mas podemos também inovar e experimentar diferentes ingredientes, experimentar novos temperos e aproveitar algumas frutas ou vegetais que temos em casa a estragar.

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Se seguirmos estas 3 regras básicas, teremos bebidas saudáveis ​​e refrescantes durante o resto do verão. Mas alguns refrescos para surpreender os nossos amigos e convidados !

1. A água deve ser a base

O ingrediente principal deve ser água ou, se preferirmos, água com gás. Nós o adicionaremos ao final do processo. Depois de preparados, deixamos no mínimo 12 horas antes de tomá-los para que adquiram mais sabor. Mas antes de servir, podemos adicionar cubos de gelo para mantê-lo fresco.

2. Qualquer fruta que gostamos é válida

Limão, laranja, lima, abacaxi, manga, morango ou qualquer fruta que você preferir. Nós cortá-la em pedaços e colocá-los em uma grande jarro. Quanto menores forem as peças, melhor. E as frutas mais suculentas como morangos, framboesas ou mirtilos podem ser um pouco esmagadas e assim vão liberar mais sucos e aromas. Com pepino, cenoura ou aipo também obteremos boas combinações.

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3. Adicione especiarias e ervas frescas

As especiarias e ervas frescas combinam muito bem com as frutas e dão-nos uma frescura e sabor extra. Mas no caso das ervas frescas (hortelã, manjericão, sálvia, salsa, etc.), cortamos algumas folhas e misturamos diretamente com os frutos. Assim, no caso de especiarias como canela, cardamomo, cravo ou gengibre faremos uma infusão prévia e adicionaremos quando estiver quente.

Então, você toparia preparar suas próprias águas com sabor? Mas como você pode ver, essas bebidas são uma boa opção para se hidratar ao prepará -las com frutas e ingredientes naturais. Se possível, evite apresentações que contenham açúcares e aditivos.

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