Truques fáceis de como livrar sua casa dos ácaros

Truques fáceis de como livrar sua casa dos ácaros
Truques fáceis de como livrar sua casa dos ácaros. © Freepik

Truques fáceis de como livrar sua casa dos ácaros

Os ácaros são seres microscópicos que prosperam em ambientes úmidos e quentes. Eles estão presentes em nossas casas e, embora em geral não nos causem problemas, existem pessoas alérgicas que são muito afetadas no seu dia a dia, pois podem causar asma, rinite ou conjuntivite, entre outros desconfortos. Terminá-los completamente é muito difícil. No entanto, podemos mantê-los sob controle com certas medidas de higiene doméstica. Você quer saber como conseguir?

+Os surpreendentes usos do bicarbonato de sódio como remédio caseiro

Umidade e calor, o paraíso dos ácaros

Não os procure, porque você não os verá. No entanto, os ácaros estão lá, em sua própria casa. Eles se acumulam, sobretudo, no quarto: no colchão e na roupa de cama, embora também estejam em outros tecidos e estofados por toda a casa, desde os tapetes até o sofá. Para acabar com eles, a limpeza desses elementos têxteis é essencial.

+Infusão de gengibre com limão: propriedades e benefícios

Um ambiente adequado

Para que os ácaros vivam e se desenvolvam, devem existir condições especiais. Gostam de locais quentes e úmidos, por isso tendem a proliferar mais nas áreas costeiras. Na verdade, eles vagam livremente em ambientes com mais de 60% de umidade e desaparecem se for inferior a 45%. Portanto, a primeira recomendação para combatê-los é ventilar bem a casa. Abra as janelas todos os dias por pelo menos 30 minutos e deixe o sol entrar, pois seus raios combatem os ácaros reduzindo a umidade. Além disso, é importante não abusar do aquecimento (que a temperatura não ultrapasse os 22ºC) e usar desumidificadores se necessário, especialmente no quarto.

+Tudo que você precisa saber sobre a água de sabor

A limpeza é essencial

Para controlar os ácaros o mais importante é adotar certas medidas de higiene que passam pela limpeza exaustiva da nossa casa. Isso é fundamental se houver alergias. Declare guerra ao pó e retire-o diariamente pela manhã, enquanto as janelas estão abertas e o ar se renova. O aspirador será o seu melhor aliado, muito mais do que a vassoura ou a escova, pois coleta o pó e não o espalha pelo ambiente.

E você também deve usar um pano úmido para limpar móveis e outras superfícies em vez de um espanador, por exemplo. Dispensar tapetes, cobertores, almofadas e tecidos não essenciais é uma boa medida para combater os ácaros em casa. E se você os tiver, tente limpá-los pelo menos uma vez por semana.Um truque: polvilhe os tapetes com bicarbonato de sódio, deixe agir durante a noite e aspire bem no dia seguinte. Uma dica: não se esqueça de limpar os filtros do ar condicionado ou do sistema de aquecimento.

+Elimine os piolhos com estes remédios caseiros

Um aspirador à prova de ácaros

Para acabar com eles e fazê-los desaparecer de nossa casa, o aspirador de pó é uma ferramenta fundamental. No entanto, nem qualquer um o fará. Os melhores são aqueles que possuem filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) , capazes de reter as menores partículas de poeira e não devolvê-las ao ambiente, para que o ar seja purificado. Existem diferentes tipos de filtros HEPA, dependendo do seu poder de filtragem (de HEPA 10 a HEPA 14, sendo este o de maior capacidade). Uma dica: para que o vácuo do seu filtro HEPA funcione corretamente, você deve mantê-lo adequadamente. Limpe-o após o uso e troque-o de acordo com as recomendações do fabricante.

+Aprenda a fazer maionese caseira de uma forma super fácil

Descanso repousante

O colchão da sua cama é um dos lugares preferidos para os ácaros. Os encanta! Para eliminá-los é necessário limpá-lo com muita frequência. Quão? Terá de aspirar bem uma vez por semana, com um acessório especial que facilitará a tarefa. É também aconselhável arejar uma vez por mês e borrifar com um produto acaricida aerossol, capaz de matar os ácaros, usando o aspirador para remover os restos. Uma dica: na hora de escolher um colchão, principalmente se você sofre de asma ou alergia, o melhor é optar por um compacto feito de látex ou fibra.Os colchões de molas são ocos por dentro e é muito mais fácil para os ácaros se acumularem neles.

+5 deliciosas bebidas que matam a sua sede e ajudam a perder peso

Cama em revisão

Embora a frequência habitual de mudança dos lençóis seja uma vez por semana, no caso de pessoas asmáticas ou alérgicas é melhor fazê-lo duas vezes. Escolha tecidos naturais, resistentes e fáceis de lavar, que resistam a altas temperaturas. Também é conveniente optar por capas de colchão e travesseiros anti-alérgicos. Além de serem feitas com fibras naturais, têm uma trama muito fina e estreita que não deixa passar os ácaros.

+Babosa (Aloe Vera) é potente em seu uso medicinal, cosmético e na culinária

Lavar roupas

É importante lavar a roupa de cama da forma correta, optando por um programa de lavagem que utilize água quente, no mínimo 60º C. Por isso é importante que os lençóis e capas de edredão sejam 100% algodão e resistam à lavagem freqüentes e altas temperaturas. Uma solução para lençóis delicados? Você pode colocá-los na secadora por cerca de 15 minutos a 60º C e depois lavá-los em uma temperatura mais baixa. Uma dica: você precisa trocar a máquina de lavar? Se houver alergia em casa, é uma boa idéia comprar um com um programa anti-alérgico. O vapor remove a maioria dos ácaros e alérgenos presentes nos tecidos.

+Evite que o seu cão urine dentro de casa com este repelente caseiro

Acaricidas que funcionam

Existem produtos de limpeza que matam os ácaros. São acaricidas químicos, geralmente em aerossóis, que não são tóxicos para nós e que podem ser usados ​​em colchões, estofados e na maioria das superfícies. O seu uso é aconselhável no caso de haver pessoas alérgicas em casa, embora não nos impeçam de proceder à limpeza posterior. É verdade que matam os minúsculos insetos, mas não eliminam os restos, que também são alérgenos.

+3 dicas eficazes para eliminar o cheiro de mofo das roupas

Seu melhor amigo

Sabemos que você adora animais, mas lamento dizer que, se você é alérgico a ácaros, não é conveniente para você morar com animais de estimação. O pelo de cachorro, por exemplo, é um refúgio perfeito para essas criaturas minúsculas. Se ainda assim decidir ter um cão em casa, deverá mantê-lo muito limpo, dando banho uma ou duas vezes por semana, bem como escovando-o bem. Deve também evitar que entre no quarto, já sabe que é um espaço que deve ser protegido ao máximo.

PODE LHE INTERESSAR