
O Pix está disponível para todas as pessoas e empresas que possuem uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga em uma das 734 instituições financeiras do país.
A nova ferramenta de pagamentos instantâneos foi criada pelo Banco Central com o objetivo de dar agilidade aos pagamentos, além de segurança e baixo custo.
>>Guedes não descarta possibilidade de pagar auxílio emergencial em 2021
A facilidade também está sendo estendida ao recolhimento de tributos que são cobrados no país.
De acordo com informações da Receita Federal, a expectativa é de que ao longo deste ano o PIX esteja disponível para ser utilizado no pagamento de todos os documentos de arrecadação que estão sob sua gestão.
Para alguns deles, o método de pagamentos já está disponível.
Por isso, continue acompanhando esse artigo e veja quais são eles e como funciona o pagamento de tributos federais por meio do PIX.
O que é Pix?
É uma nova ferramenta para pagamentos ou transferências de dinheiro.
Se você ainda não conhece, saiba que através do PIX é possível realizar transações financeiras de forma rápida, utilizando apenas o aplicativo que é disponibilizado por seu banco e a chave de acesso que identifica seu registro e permite que seja feita a transação.
>>Trabalhador em sistema de ‘home office’ poderá receber auxílio financeiro; entenda
Para utilizar o PIX e aproveitar todas as suas funcionalidades, é necessário cadastrar suas chaves, que se tratam de informações pessoais.
Assim, você deve acessar o aplicativo do seu banco e buscar pelo PIX, depois, basta cadastrar as seguintes informações como chaves:
- CPF ou CNPJ;
- Número de celular;
- E-mail;
- Sequência aleatória (EVP).
Tributos Federais
A opção de pagar impostos através do PIX começou a ser implementada em dezembro.