
Três guarnições saborosas e versáteis para temperar o peru de natal
O peru tem um sabor especial para poder combinar. Por isso, pensamos em molhos que combinem bem com as características desta ave, para que se sinta encorajado a experimentar algo diferente neste Natal. Apresentamos, então, a receita tradicional de marinada para o peru, além destas duas novas propostas com um tom oriental: Nikkei e Tusán (chinês) .
Calculamos cerca de 2 xícaras, o que é suficiente para um peru médio (8 quilos). Se o seu peru for maior, prepare um pouco mais. Não se esqueça que, além de fazer a marinada anterior , é necessário dar banho no peru a cada 15 ou 20 minutos. E lembre-se que o peru também vai liberar alguns sucos. Deixe-os misturar-se ao molho, pois isso complementará o sabor.
>>Biscoitos natalinos; receita especial para presentear quem você ama
(Além da marinada anterior, a cada 15 ou 20 minutos é necessário abrir o forno e dar banho no peru.)
1. Marinada tradicional
Esta é a nossa versão de molho crioulo (porque sempre há pequenas variações): um sabor intenso graças à pimenta e ao vinagre, que combina muito bem com a doçura dos purês de maçã e batata doce.
>>Casca de maçã e chá de canela, infusão para acelerar o metabolismo
Ingredientes:
1 xícara de vinagre branco
2 colheres de sopa de pimenta amarela moída ou açafrão
2 colheres de sopa alho moído
1 Colher de sopa de orégano
½ colher de sopa cominho
Sal
Pimenta
Água
>>Salada mediterrânea tradicional, preparação perfeita para uma dieta saudável
Combine todos os ingredientes – exceto água – em uma tigela e integre tudo. Adicione a água aos poucos para atingir a quantidade necessária (2 xícaras) e retifique o ponto de sal e pimenta.
2. Marinada de Nikkei
É uma combinação que requer alguns produtos não muito comuns em nossa despensa, mas tradicionais na comunidade nikkei: vinagre de arroz e missô (pasta de sementes). O segredo é ajustar o equilíbrio entre doce e salgado. Não se esqueça de acompanhar com um nabo em conserva com pimenta malagueta.
>>Não deixe isso acontecer! Erros comuns ao preparar lombo de porco no Natal
Ingredientes:
1 ½ xícaras. vinagre de arroz
2 colheres de sopa de missô
1 Colher de sopa de kion listrado
½ colher de sopa de óleo de gergelim
Açúcar a gosto
Água
Gergelim levemente torrado
>>Pudim de tangerina, receita leve, doce e versátil
preparação:
Combine o vinagre, o missô, o kion e o óleo de gergelim em uma tigela. Adicione um pouco de água e açúcar para equilibrar. As sementes de gergelim podem ser usadas na hora de servir. Aumente a água para fazer duas xícaras de molho.
3. Marinada de Tusán (China)
Esta versão da marinada chinesa pode ser ajustada ao seu gosto para ficar mais salgada ou mais doce. O acompanhamento desse peru é cantado: arroz chaufa , bom!
>>Suco antienvelhecimento: consuma essa bebida e tenha pele e cabelos mais saudáveis
Ingredientes:
1 xícara de molho de soja
4 colheres de sopa molho de ostras
3 colheres de sopa alho moído
2 colheres de sopa de kion listrado, com seu suco
4 estrelas de anis
1 Colher de sopa canela
Água
Açúcar a gosto
preparação:
Combine tudo em uma tigela e integre bem. Complete com água (até chegar a dois copos) e acrescente o açúcar desejado (lembre-se que a soja é muito salgada). Para dar o sabor de anis estrelado, leve a mistura ao fogo por um tempo e leve para ferver. Retire o anis, experimente e reserve até esfriar. Só então você deve aplicá-lo ao peru frio.