Tratamento com argila e óleo de coco para revitalizar os cabelos

Tratamento com argila e óleo de coco para revitalizar os cabelos
Tratamento com argila e óleo de coco para revitalizar os cabelos. © Shutterstock

Tratamento com argila e óleo de coco para revitalizar os cabelos.

O uso constante de produtos químicos, a exposição solar, a poluição e uma grande variedade de fatores externos, tem aumentado a necessidade de tratamentos para revitalizar os cabelos. Embora a saúde do cabelo também dependa da nutrição e do estilo de vida, os produtos reparadores se tornaram a solução para problemas como ressecamento e quebra das pontas.

Felizmente, além das alternativas convencionais do mercado, existem várias opções de origem natural cuja aplicação regular oferece bons resultados. Você já experimentou o tratamento com argila e óleo de coco? Nós dizemos a você como fazer.

Aprenda essas três receitas com alecrim para cuidar do seu cabelo

Argila e óleo de coco para revitalizar o cabelo

Tanto a argila quanto o óleo de coco contêm nutrientes que são benéficos para a saúde do cabelo. Na verdade, esses produtos se tornaram a base para a fabricação de vários produtos cosméticos, cujo objetivo é restaurar a vitalidade e o brilho aos cabelos.

Claro, suas propriedades também podem ser utilizadas em seu estado natural, pois os dois ingredientes são fáceis de adquirir e podem ser combinados no mesmo tratamento. Você conhece seus benefícios? Nós os revisamos em detalhes abaixo.

+Utilize o vinagre branco para saúde e limpeza doméstica

Argila para a saúde do cabelo

A argila é um ingrediente natural que se tornou popular como um tratamento cosmético para pele e cabelo. Segundo estudo da International Geology Review, esse ingrediente se destaca pela interessante concentração de esmectitas e dos minerais do grupo do caulim, responsáveis ​​pela remoção de óleos, secreções, toxinas e poluentes do couro cabeludo e da pele.

Também contém potássio, boro, enxofre, cálcio e outros elementos cuja assimilação contribui para melhorar a saúde da pele e capilares. No caso do cabelo, a argila ajuda a restaurar a queratina perdida devido ao estresse ambiental.

Óleo de Argan – Propriedades e opinião sobre cosméticos

Benefícios do óleo de coco para revitalizar o cabelo

O óleo de coco é um dos cosméticos naturais mais usados ​​atualmente. Isto é devido aos benefícios que ele fornece para manter a boa saúde da pele, uma vez que, como indicado em um Journal of Cosmetic Ciência publicação, este produto é rapidamente absorvido no cabelo e couro cabeludo e favorece a manutenção da proteína do cabelo, o que ajuda a mantê-lo mais forte.

Por outro lado, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, estima-se que 50% de sua composição seja ácido láurico, componente que possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, ideal para prevenir infecções no couro cabeludo. Além disso, seus ácidos graxos ajudam a regular o pH do couro cabeludo, evitando problemas como ressecamento excessivo ou produção excessiva de oleosidade. Portanto, é considerado adequado para todos os tipos de cabelo.

Conheça os três tipos de argila e seus benefícios para a pele

Como usar argila e óleo de coco para revitalizar o cabelo

Para revitalizar os cabelos com esses produtos naturais, você pode preparar um tratamento caseiro muito simples. Embora existam várias opções no mercado para nutrir e hidratar os cabelos, fazê-lo em casa garante que aproveitamos todas as propriedades destes ingredientes. Portanto, convidamos você a colocar em prática os seguintes passos. Não pare de tentar!

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de argila branca (30 g).
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco (40 ml).
  • 1 colher de sopa de óleo de jojoba (20 ml, opcional).

+Óleo de coco ou azeite, o que é melhor para a sua saúde?

Preparação

  • Primeiro, despeje a argila branca em uma tigela funda.
  • Em seguida, adicione o óleo de coco e misture para integrar os ingredientes.
  • Se desejar, adicione uma colher de sopa de óleo de jojoba para aumentar suas propriedades.
  • Quando obtiver um tratamento homogêneo, passe a aplicá-lo.

Modo de uso

  • Para começar, molhe o cabelo e divida-o em várias mechas.
  • Em seguida, espalhe o tratamento da raiz às pontas.
  • Deixe agir por 20 minutos.
  • Após este tempo, enxágue com bastante água fria.
  • Por último, seque e penteie como de costume.

+Use óleo de coco e bicarbonato de sódio em seu rosto e veja a “mágica” acontecer

Outras dicas para revitalizar o cabelo

Embora esses tratamentos caseiros sejam muito úteis para devolver vitalidade aos cabelos, também é importante adotar certos hábitos que podem beneficiá-los, como evitar o uso frequente de ferros e secadores, cortá-los a cada três meses, não pegá-los quando molhados, entre outros. Desta forma, o ressecamento, a queda de cabelo e as pontas duplas podem ser evitados.

PODE LHE INTERESSAR