Você teve Covid? Nutricionista revela como se alimentar e fortalecer o organismo

Você teve Covid? Nutricionista revela como se alimentar e fortalecer o organismo
Você teve Covid? Nutricionista revela como se alimentar e fortalecer o organismo. Foto: Shutterstock

Você teve Covid? Nutricionista revela como se alimentar e fortalecer o organismo

Atenção! Ter uma boa dieta é vital para quem teve coronavírus e precisa aumentar as defesas do corpo. A forma como as refeições são preparadas e apresentadas será determinada pela gravidade ou sequelas deixadas pela doença viral.

Nesse sentido, o reitor nacional do Colégio de Nutricionistas do Peru, Antonio Castillo Carrera explica que a superação do COVID-19 não significa que a pessoa possa negligenciar sua alimentação ou outros hábitos saudáveis, além de  praticar exercícios físicos e dormir bem.

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A boa alimentação é um aspecto essencial para ter saúde e fortalecer nosso sistema imunológico, responsável pelo combate a doenças e infecções tão complexas como o COVID-19.

“Para comer bem, é preciso saber escolher os alimentos; sempre devem ser incluídos macronutrientes, como proteínas basicamente de origem animal: carne bovina, frango, peixe, ovos, laticínios ou carnes orgânicas ”, explica a nutricionista.

“Legumes e pelo menos duas porções de frutas também devem ser incluídos no dia, no almoço e no jantar. Eles fornecem vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico”, acrescentou.

Se eu não posso mastigar

O especialista indicou que, se a pessoa teve um caso grave de coronavírus, que exigiu intubação, ela pode ter problemas para engolir e relutar em comer.

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“É muito importante não forçar as pessoas a comer, mas se você quiser, tem que procurar alimentos de consistência macia, como purês, mingaus ou sopas, que podem ser melhor processados. Não se esqueça que a garganta está afetada e não vai conseguir passar comida como antes, pelo menos por um tempo ”.

Que alimentos comer para aumentar suas defesas?

Da mesma forma, Castillo Carrera recomendou o consumo de leite desnatado ou iogurte e uma variedade de sucos, que incluem uma dose significativa de vitamina C.

“Esta é uma vitamina muito importante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. É um ótimo antioxidante, previne resfriados. Não se esqueça que a vitamina C é muito volátil, evapora rapidamente. Da mesma forma, é muito sensível à luz. Se for para preparar um suco de mamão ou laranja, deve ser levado logo na hora do preparo. Caso contrário, você pode optar por comê-lo em sua apresentação natural”.

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Da mesma forma, se houver dificuldade em mastigar as frutas, elas podem ser ingeridas na forma de purê ou mingau.

Quantidade certa de comida

Para o graduado, a abundância não é necessária para ser bem nutrido, apenas para consumir as quantidades corretas de macronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras).

“Você não precisa de uma fonte de alimento para ser saudável. Devem ser respeitadas apenas as quantidades adequadas, que podem ser medidas com as próprias mãos ”, comentou.

O prato deve ser composto por alimentos de origem animal (frango, carne, porco, peixe, carnes orgânicas, entre outros) que não deve ultrapassar o tamanho da palma da mão.

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Os carboidratos, responsáveis ​​por nos dar energia, são encontrados nos tubérculos (batata, batata doce, mandioca, entre outros), leguminosas (todo feijão), cereais (arroz, trigo, aveia, quinoa, entre outros). Eles devem estar presentes em cada refeição principal e, de preferência, não devem exceder o tamanho de nosso punho.

Os vegetais, que nos fornecem vitaminas, gorduras saudáveis ​​e vários nutrientes, devem ser consumidos regularmente e em abundância. O que vai em duas mãos juntos e abertos, o que representa metade do prato.

“O café da manhã pode ser feito de cereais ou laticínios (iogurte, leite ou queijo), um sanduíche com algum alimento de origem vegetal ou animal (abacate, azeitonas, ovo, frango ou carne salteada) e uma bebida: leite, aveia , entre outros; além de uma fruta”.

Da mesma forma, Castillo Carrera sugeriu substituir o arroz sempre que possível por outras guarnições que também fornecem energia, como mandioca, batata doce, batata, trigo ou quinoa.

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Entre as refeições principais pode-se comer nozes ou frutas, evitando sempre alimentos ultraprocessados, com alto teor de açúcar, sódio e gorduras trans, que não colaborarão na recuperação da nossa saúde.

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