Suavize a sua pele com esses tônicos naturais de beleza

Suavize a sua pele com esses tônicos naturais de beleza
Suavize a sua pele com esses tônicos naturais de beleza. © Freepik

Suavize a sua pele com esses tônicos naturais de beleza

Há anos o uso de tônicos é recomendado para refrescar a pele e fechar os poros e, por proporcionarem benefícios aos rostos retratados em preto e branco, ainda hoje são úteis para quem prefere produtos naturais.

A função do tônico é equilibrar o pH da pele após a limpeza ou algum tratamento e, dependendo de seus ingredientes, podem ter efeito calmante, adstringente ou hidratante. Não é para limpar a pele, ao contrário da água micelar.

A Dra. Katiuska Rivera , especialista em estética médica e fotomedicina, com consulta internacional e escritórios em Quito e Caracas, explica que embora não haja evidências científicas que sustentem o uso de produtos naturais como tratamento tópico, existem alguns muito nobres que podem ser indicados.

+Descubra como tratar queloides naturalmente

“ Os benefícios dos ingredientes naturais são obtidos consumindo-os como alimento, não quando os aplicamos. Os efeitos desses produtos aplicados em casa estão mais relacionados à sensação de conforto ou frescor que podem transmitir ” , diz Rivera, acrescentando que embora a maioria dos cremes, máscaras, tônicos e outros produtos cosméticos sejam provenientes de ingredientes naturais como frutas, raízes ou plantas, esses componentes passam por processos químicos que permitem a extração de moléculas realmente eficazes.

É importante ter em mente que natural não significa inócuo , por isso é melhor aplicar tônicos caseiros quando se tem pele sã, sem acne ou sem condições especiais para evitar reações adversas.

+6 benefícios das folhas de manga que você pode não ter conhecido

“Dentro da minha clínica, se eu fizer um tratamento agressivo a laser, posso prescrever um tônico de aveia ou camomila para ajudar os pacientes que por algum motivo não têm acesso a produtos comerciais”.

O mais importante, conforme recomendação do especialista, é que os ingredientes sejam selecionados com bom senso e consciência de quais podem ser mais ou menos agressivos. Não é a mesma coisa usar aveia e mel, limão e vinagre.

Tônicos naturais  como parte da rotina diária

Apesar de estarem disponíveis em farmácias e supermercados, você sempre pode fazer em casa água de rosas, além de outros tônicos com características diferentes.

+Por que você deve comer espinafre cru? 5 benefícios

Água de rosas

“A água de rosas é um elixir de beleza que as nossas avós já usavam … É altamente recomendável pelos seus múltiplos benefícios, pois é relaxante, anti-inflamatório, descongestionante, regenerador …”, afirma o maquilhador Lewis Amarante .

Selecione pétalas de rosa frescas e limpas, de preferência vermelhas ou rosa, para completar uma xícara. Leve ao fogo com duas xícaras de água destilada. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e continue cozinhando por cerca de 10 minutos. Desligue e deixe descansar por uma hora. Em seguida, mexa, filtre a mistura e guarde na geladeira em recipientes de vidro limpos e herméticos.

+Cinco alimentos que vão te ajudar a reduzir o seu colesterol

Água de aveia

Em um litro de água, coloque duas colheres de sopa de aveia em flocos e leve para ferver por dois ou três minutos. Deixe esfriar e guarde em uma jarra limpa e hermética na geladeira. Deve ser usado no prazo máximo de 48 horas.

É recomendado para pele com coceira, coceira, irritação ou inflamação.

Água de camomila

A água de camomila refresca e reduz a produção de gordura. É usado para pele inflamada e tem efeito adstringente. É preparado como um chá um pouco mais diluído do que como é preparado para bebê-lo.

Por não possuir conservantes ou conservantes, é recomendado para uso único.

+Os benefícios da banana para o cabelo que você talvez não conheça

Outras plantas ideais para tônicos faciais

Em seu livro Plantas Medicinais , William ARThomson, DM observa que plantas como alecrim, hortelã-pimenta, mil-folhas e malva, entre outras, são benéficas como tonificantes em compressas e como tratamentos faciais a vapor.

Eles são usados ​​fervendo um copo de água com a erva selecionada, filtrada. Deixa-se aquecer, um pano como algodão, linho ou gaze é imerso, é espremido e colocado sobre a pele. Mas depois de alguns minutos, ele lava o rosto com água fria.

Assim, o único benefício garantido com esses tratamentos é a grande sensação de prazer e satisfação de fazer algo por nós mesmos.

PODE LHE INTERESSAR