Sobremesas veganas, descubra essa nova tendência

Sobremesas veganas, descubra essa nova tendência
Sobremesas veganas, descubra essa nova tendência. Foto: Pixabay

Sobremesas veganas, descubra essa nova tendência

Há alguns anos a pastelaria vegana era considerada enfadonha, afinal, como pensar em uma sobremesa sem ovos, leite, manteiga ou gelatina? Até certo ponto eles tinham razão, já que não existiam técnicas suficientes conhecidas para fazer doces ricos e veganos.

Na verdade, dez anos atrás, ouvir falar de alguém levando um estilo de vida vegano era extremamente raro e pouco sabíamos sobre isso. Agora, chefs de todo o mundo se empenham para inovar e oferecer produtos deliciosos, dentro dos parâmetros e princípios do veganismo.

>>Vantagens e desvantagens da dieta Keto: é realmente a melhor para perder peso?

Investigou-se e aperfeiçoou-se o conhecimento da família das nozes que, com manuseio adequado, nos oferecem óleos, leites, cremes, manteigas e farinhas de produtos como amêndoas, cânhamo, macadâmia ou nozes da Índia.

Por exemplo, um substituto perfeito para o creme (azedo ou doce) é obtido embebendo as nozes por três a quatro horas, para amolecê-las e liquidificá-las com um pouco de água e alguns outros ingredientes que realçam ou diminuem seu sabor natural. O resultado é um “creme” mais parecido com o que conhecemos da vaca.

>>Legumes salteados e frango, um jantar leve para fazer em 15 minutos

Outro grande exemplo é a linhaça moída , que pode ser utilizada como substituto do ovo, pois quando combinada com água adquire as propriedades de um ligante.

Nessa busca incessante por ingredientes, o mundo marinho tem se valido de adquirir outros substitutos como o ágar-ágar, uma alga que funciona de maneira semelhante à gelatina -, ou algas densas, que além de serem ricas em vitaminas e nutricionais valor, tem um sabor semelhante ao do bacon.

Do universo das nozes e sementes, ao dos grãos e legumes, o veganismo nos oferece uma nova forma de nos conectarmos
com o planeta.

>>Faça dele o seu melhor aliado! Conheça os benefícios que a hortelã pode ter

Mais de pastelaria vegana

  • Em vez de manteiga, você pode usar azeite ou óleo de girassol.
  • O leite de vaca pode ser substituído por leite de amêndoa, coco, aveia, noz ou arroz.
  • O lugar do ovo, a farinha de grão é o ideal.

PODE LHE INTERESSAR