Sobremesas saudáveis: Como reduzir calorias e fazer uma guloseima de qualidade para o corpo?

Sobremesas saudáveis: Como reduzir calorias e fazer uma guloseima de qualidade para o corpo?
Sobremesas saudáveis: Como reduzir calorias e fazer uma guloseima de qualidade para o corpo? Foto: © Freepik

Sobremesas saudáveis: Como reduzir calorias e fazer uma guloseima de qualidade para o corpo?

Todos nós sabemos que quando falamos em sobremesas, podemos ser um pouco fracos no assunto. É por isso que tendemos a proibi-los, ou muitas vezes os consumimos com grande culpa. Mas se usarmos alternativas que reduzem calorias e dão melhor qualidade aos produtos, podemos criar coisas maravilhosas e ficar tranquilos.

A primeira coisa que recomendo é fazer as nossas sobremesas em casa ; assim, temos controle absoluto sobre os ingredientes que vamos usar. A partir disso, ofereço uma série de dicas sobre como podemos substituir certos ingredientes e continuar preparando nossas deliciosas sobremesas.

>>Comida de baixa caloria? Desfrute da sopa de “macarrão” com frango sem culpa

Por onde começamos? A gordura. Sabemos como as gorduras saturadas podem ser prejudiciais à saúde e ainda mais se o seu consumo for excessivo. Portanto, parto deste ponto e recomendo substituir o óleo de coco, de abacate ou de oliva; pois, quando cozidos, não apresentam uma transformação prejudicial. Precisamos apenas de mais informações para nos dizer qual a temperatura de cozimento que respeita os nutrientes desses ingredientes.

Sem dúvida, tudo deve começar com uma boa farinha . Graças à grande pesquisa de substitutos, temos uma gama muito ampla para a substituição da farinha de trigo refinada. Um sólido é a farinha de amêndoa e aveia , mas se aprofundarmos no assunto, podemos encontrar um mundo em que também brincamos com as texturas dos resultados.

>>Anvisa aprova resolução sobre uso emergencial de vacinas

TIPOS DE INGREDIENTE

Um conselho muito bom é substituir os adoçantes por algum tipo de fruta . Os exemplos mais comuns são purê de maçã sem adição de açúcar e purê de banana . No entanto, devemos ter em mente que esses ingredientes proporcionam um sabor muito peculiar e devemos considerar que tipo de sobremesa estamos fazendo e se vai de acordo com ela.

Quanto aos laticínios, podemos começar pelo leite light, mas se quisermos deixar os laticínios de lado, é melhor usar soja , amêndoa ou o leite que quisermos; desde que não contenha açúcar.

>>Procurando receitas para a ceia de Natal? Confira este delicioso arroz com bacon

Se vamos usar algum tipo de adoçante e queremos continuar na linha de redução de calorias, os mais convenientes são a servia e a fruta do monge, mais conhecida como “ monkfruit” . Uma tabela de substituições que se compara ao açúcar refinado pode ser facilmente encontrada na internet .

Finalmente, se fizermos essas pequenas mudanças em nossa cozinha quando se trata de panificação, podemos fazer uma grande mudança na qualidade de nossa comida e nas calorias que consumimos.

PODE LHE INTERESSAR