Seu cabelo vai amar essas receitas de hidratação caseira; ingredientes naturais

Seu cabelo vai amar essas receitas de hidratação caseira; ingredientes naturais
Seu cabelo vai amar essas receitas de hidratação caseira; ingredientes naturais – Reprodução

 

Seu cabelo vai amar essas receitas de hidratação caseira; ingredientes naturais. Fazer uma hidratação caseira vai muito além de economizar aquele dinheirinho e tratar o cabelo em casa.

Você já se imaginou usando mel, banana, abacate, óleo de coco e até mesmo azeite extra virgem pra tratar o cabelo? Parece estranho, mas a sua cozinha é o lugar ideal pra achar coisinhas que fazem muito bem aos nossos fios (e até para a nossa pele).

Atenção: todas as dicas desse artigo só funcionarão se o seu cabelo estiver precisando de determinado produto.

O nosso cabelo precisa repor massas, líquidos e nutrientes, para isso é importante saber se o seu cabelo está precisando de hidratação, reconstrução ou nutrição. E para saber é fácil:

  • Cabelos elásticos, finos, quebradiços e com pontas duplas precisam de reconstrução.
  • Cabelos ressecados, sem brilho, embaraçados precisam de reposição de líquidos, portanto de hidratação.
  • Para cabelos com frizz, porosos ou desalinhados precisam de nutrição.

Leia também: Aprenda a fazer hidratação caseira mágica para recuperar seu cabelo

5 produtos para fazer hidratação caseira

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem o poder de fechar as cutículas, manter o cabelo brilhoso e macio, devido a sua acidez. Além disso, ele possui propriedade antifúngicas e anti-inflamatórias sendo indicado para tratamento da caspas, seborreia e dermatite e oleosidade excessiva.

Como usar: misture uma colher de sopa de vinagre de maçã ao seu creme de hidratação e utilize por 15 minutos no cabelo. Você também pode enxaguar o seu cabelo com vinagre diluído na água (e não precisa enxaguar!).

Por incrível que pareça, o cabelo não fica com cheiro de vinagre, juro! Mas lembre-se: cada cabelo reage de uma forma, então pode ser que o vinagre não funcione para você.

Indicação: hidratação

Óleo de coco

Todo mundo já ama usar óleo de coco no corpo e nas refeições, mas ele também é ótimo para o cabelo! É rico em enxofre (o cabelo ama!), vitaminas, ácidos graxos,  proteínas e minerais, sendo indicado para hidratação e nutrição dos fios.

Como usar: ótimo para fazer umectação, ou seja, passar o óleo por todo o cabelo, massagear, deixar por algumas horas e depois lavar.

O cabelo fica mais alinhado e brilhoso. Você também pode misturar uma colher de sopa ao seu creme preferido, além de utilizá-lo no seu dia a dia para dar aquele brilho às pontas.

Indicação: nutrição

Veja também: Hidratação de cabelo: não cometa estes erros para ter resultado de salão em casa

Mel

O mel é um umectante natural, ou seja, tem a capacidade de atrair umidade. O mel também proporciona um bem maravilhoso para o couro cabeludo pelas suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.

Como usar: misture uma colher de mel ao seu creme de tratamento e deixe por 15 minutos.

Indicação: hidratação

Azeite de Oliva (extra virgem)

Além proporcionar um brilho incrível aos cabelos, o azeite de oliva consegue recuperar a maciez e a vitalidade dos fios. Possui propriedades antioxidantes e também é indicado para cabelos secos.

Como usar: da mesma forma que o óleo de coco, o azeite de oliva pode ser passado puro ou pode ser misturado ao seu creme de tratamento.

Óleos são ótimos para cabelos cacheados, pois repõem a oleosidade natural dos cabelos. Cabelos cacheados tendem a ser mais ressecados, pois a oleosidade da raiz não desce para o resto do cabelo com a mesma facilidade dos cabelos lisos.

Indicação: nutrição

Leia mais: Cabelo: profissional ensina como fazer hidratação de salão em casa

Abacate

O abacate não é bem uma novidade, né? Já é muito utilizado em máscaras para a pele. Ele contém alto teor de óleo, vitaminas e nutrientes por isso, possui a capacidade de promover hidratação, maciez e brilhos aos cabelos.

Como usar: Misture ½ abacate maduro amassado + 1 gema de ovo + 2 colheres de sopa de mel. Passe a mistura nos cabelos, massageie, envolva em uma touca de papel alumínio e deixe agir por 30 minutos. Você pode usar o abacate puro ou com outros ingredientes, dessa forma a sua ação é potencializada.

Indicação: hidratação

Agora você não tem mais desculpa pra não cuidar dos cabelos, hein? Fazer hidratação em casa fica super em conta, é só você explorar a sua cozinha!

Fonte: Feira Shop

PODE LHE INTERESSAR