Sementes de melancia, conheça seus benefícios e a melhor forma de comê-las

Sementes de melancia, conheça seus benefícios e a melhor forma de comê-las
Sementes de melancia, conheça seus benefícios e a melhor forma de comê-las. Foto: Pixabay

Sementes de melancia, conheça seus benefícios e a melhor forma de comê-las

A melancia é uma das frutas mais frescas que podemos aproveitar na época do calor, pois além de ser muito refrescante, é uma boa forma de nos mantermos hidratados. Quer seja consumido sozinho ou como parte de um smoothie e até mesmo algumas preparações doces como sobremesas ou como parte de uma salada fresca.

Embora seja uma fruta bem conhecida da população, quase sempre jogamos fora as sementes e acreditamos que não podem ser consumidas ou simplesmente não sabemos como fazê-lo, porém, apenas nas sementes da melancia existe uma boa fonte de nutrientes da qual podemos aproveitar de forma simples.

>>6 dicas para ajudá-lo a fazer ovos fritos como um profissional

Benefícios das sementes de melancia

Eles fornecem boas gorduras

As sementes de melancia são uma boa fonte de gorduras boas para a saúde, pois apenas um punhado delas contém gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam o corpo a protegê-lo de possíveis derrames, problemas cardíacos e até ajudam a reduzir os níveis de colesterol.

Muito poucas calorias

Por ser um alimento com poucas calorias, é uma boa opção como um lanche saudável, principalmente para quem busca emagrecer ou regular o peso. Cerca de 4 gramas de melancia, ou seja, um punhado grande, fornecem apenas 22 calorias, por isso pode ser uma boa opção como lanche saudável a qualquer hora do dia.

>>7 erros que você comete ao comer frutas que o impedem de obter os nutrientes

Boa fonte de fibra

As sementes de melancia se destacam pela boa quantidade de fibras, muito necessárias para promover o trânsito intestinal, melhorar a digestão e até evitar problemas relacionados à constipação.

Regular a pressão arterial

Incluir o grão de melancia em uma dieta balanceada é uma boa forma de ajudar o organismo a regular os níveis pressóricos, já que são ricas em proteínas vegetais, além da arginina, aminoácido relacionado à regulação da pressão arterial no organismo.

>>Saiba quais alimentos você não deve lavar antes de cozinhar ou comer

Eles são diuréticos

Como o resto da melancia, suas sementes possuem propriedades diuréticas e de limpeza, por isso estimulam a eliminação de toxinas pela urina de forma simples.

Como comer sementes de melancia

Existem várias maneiras de consumir as sementes de melancia de maneira adequada, a primeira delas é triturá-las e adicioná-las a outros alimentos, por exemplo, um suco de fruta ou um smoothie. Outra forma e talvez a mais recomendada é lavar muito bem as sementes para retirar o caldo da melancia e deixar secar ao ar livre, uma vez secas, pode colocá-las numa assadeira e cozinhar por 15 minutos ou até que estejam ligeiramente torrado.

>>O que acontece ao seu corpo se você comer tomate todos os dias?

Para dar um toque extra de sabor, você pode adicionar um pouco de azeite e sal, antes de assar, para que possam ser consumidos como sementes normais, podem até ser feitos em sua forma doce adicionando um pouco de canela e açúcar em pó em vez de óleo e sal. Você também pode criar suas próprias combinações adicionando pimenta em pó ou outros temperos de sua preferência .

PODE LHE INTERESSAR