Seis truques fáceis para economizar combustível e dirigir com eficiência

Seis truques fáceis para economizar combustível e dirigir com eficiência
Seis truques fáceis para economizar combustível e dirigir com eficiência © Shutterstock

Seis truques fáceis para economizar combustível e dirigir com eficiência.

O consumo de automóveis é um dos debates mais frequentes entre os motoristas, já que o custo do reabastecimento é o mais importante de um veículo. E a questão é: como economizar gasolina ao dirigir seu carro?

Descubra como economizar combustível com qualquer carro

É uma boa pergunta, principalmente se considerarmos que este número pode ser muito maior se conduzirmos de forma agressiva, com pressão inadequada dos pneus ou se descuidarmos da sua manutenção. Fique atento a essas dicas e você vai diminuir o consumo do seu carro para diminuir despesas. Nós começamos!

Truques para reduzir o consumo de gás

Anote esses oito truques fáceis para economizar combustível e dirigir com eficiência.

1. Dirija mais lenta e suavemente

Quanto mais rápido você dirige, mais combustível seu carro a diesel ou a gasolina vai usar, embora o último ainda use um pouco mais. É óbvio, sim, mas você pode não saber que dirigir a 140 km / h aumenta o consumo em até 30% em comparação a fazê-lo a 120 km / h.

Ranking dos 10 carros zero km mais vendidos deste mês no Brasil

Em outras palavras, o diferencial de consumo aumenta exponencialmente com a velocidade, não diretamente. Portanto, numa viagem de uma hora pela autoestrada, você só chegará cinco minutos antes porque viajou a 130 km / h, mas terá gasto quase um euro a mais. Agora pense no que você economizaria em milhares e milhares de quilômetros.

Você também pode economizar ainda mais combustível ao dirigir suavemente. Evite acelerar e acelerar excessivamente o motor.

Aprenda a fazer sabonete líquido caseiro, econômico e eficaz

2. Use o freio motor

Por falar em antecipação para reduzir o consumo de combustível, desacelere suavemente usando o freio motor ao ver um semáforo ou obstáculo. Não continue a acelerar para parar alguns metros, você não economizará um segundo, mas seu carro se desgastará muito rapidamente.

Quando usamos a retenção do motor, o carro a gasolina ou a diesel não injeta um único mililitro de combustível, mesmo que ultrapasse 5.000 rpm . Em vez de frear forte antes de entrar em uma área urbana, deixe o carro reduzir a velocidade aos poucos, você não desperdiçará combustível e alcançará a velocidade certa.

Receita de croquete de batata: simples, econômica e vai agradar todo mundo

3. Use pneus de baixa resistência ao rolamento

Se você deseja reduzir o consumo de combustível do seu carro a diesel ou a gasolina, equipe-o com pneus especiais de baixa resistência ao rolamento. Com a eficiência C ou B, já oferecem um baixo nível de atrito, embora você não consiga reduzir muito o consumo de combustível. No entanto, eles tendem a ter uma vida útil muito maior do que a média.

Além disso, você deve monitorar sua pressão após alguns meses. Pneus com baixa pressão aumentam o consumo de combustível do seu carro, gasolina ou diesel, e se desgastam de forma irregular, piorando o comportamento do carro. Sempre coloque os pneus na pressão indicada ou alguns décimos acima, mas tome cuidado para não inflá-los demais.

Cinco maneiras de economizar e otimizar o espaço de sua casa

4. Remova o rack de teto

Se o seu veículo possui rack de teto, saiba que carregá-lo no teto aumenta a resistência aerodinâmica e seu motor deve superá-la aumentando o consumo de combustível. Da mesma forma, as caixas de tejadilho são ainda piores do que as barras de tejadilho, aumentando o consumo de automóveis a diesel ou a gasolina em até 20%.

5. Esvazie seu carro de lixo inútil

Não há problema em levar vários acessórios a bordo, mas dentro de um limite. Todos os objetos desnecessários que você carrega em seu veículo podem somar dezenas de quilos, aumentando seu peso e, com ele, seu consumo . Não faz sentido arrastar quilos sem motivo, então livre-se de tudo o que não seja essencial.

Aprenda a fazer 5 tipos de hidratante labial caseiro e economize

6. Verifique a condição do filtro de ar

O filtro de ar tem influência direta no consumo do carro, pois garante que o ar que entra na entrada do motor seja limpo. Este processo acaba atrapalhando com o uso, por isso é recomendável substituí-lo a cada 30.000 km, também é simples e barato. O motor do seu carro a diesel ou a gasolina vai respirar livremente e, além de reduzir o consumo de combustível, trabalhará com mais força.

PODE LHE INTERESSAR