Seis receitas de remédios caseiros para diminuir azia e queimação no estômago

Seis receitas de remédios caseiros para diminuir azia e queimação no estômago
Seis receitas de remédios caseiros para diminuir azia e queimação no estômago

 

Seis receitas de remédios caseiros para diminuir azia e queimação no estômago. Um excelente remédio caseiro para azia é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker, pois estes alimentos absorvem o ácido que está provocando a queimação na laringe e na garganta, diminuindo a sensação de azia.

Outras opções para aliviar a azia são chupar um limão puro no momento da azia porque o limão, apesar de ser ácido, diminui a acidez do estômago, e comer uma fatia de batata crua para neutralizar a acidez do estômago, combatendo o desconforto em poucos instantes.

Além disso, outra dica para aliviar a azia é fazer uma sessão de massagem terapêutica, conhecida como reflexologia, para estimular pontos específicos do pé com objetivo de trabalhar e estimular o esôfago e o estômago para reduzir a sensação de queimação. Saiba mais como usar a reflexologia para aliviar a azia.

Veja também: Nunca utilize vinagre para limpar estas coisas: pode causar manchas ou desgastar

No entanto, existem outras receitas que podem ser facilmente preparadas em casa e utilizadas ao longo do dia, especialmente em quem sofre com refluxo e vive tendo crises de azia, como:

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio quando está diluído em água tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, diminui a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago e aliviando o desconforto da azia.

Ingredientes

1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
100 ml de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e tomar esta mistura em pequenos goles.

2. Chá de gengibre

O chá de gengibre contém antioxidantes e outras substâncias que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago, além de auxiliar na diminuição das contrações do estômago, o que acaba reduzindo a sensação de azia.

Ingredientes

2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias;
2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar o gengibre e a água numa panela e deixar ferver. Depois, desligar o fogo e tampar a panela por, pelo menos 30 minutos. Por fim, remover os pedaços de gengibre e beber um copo do chá 20 minutos antes de cada refeição.

3. Chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa também pode ser indicado porque possui propriedades digestivas, que além de melhorarem a má digestão, também aliviam a azia.

Ingredientes

1 xícara de água;
1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar, 2 a 3 vezes por dia. Conheça outros benefícios da espinheira-santa.

Leia também:Chá para emagrecer: conheça cada ingrediente do mix que tem feito sucesso

4. Chá de funcho

O chá de funcho também contém ótimas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, diminuindo a sensação de queimação na garganta. Além disso, como auxilia no esvaziamento do estômago, pode ser usado em casos de refluxo para diminuir o surgimento de crises de azia.

Ingredientes

1 xícara de água;
1 colher de sopa de funcho.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar o funcho, em seguida, deixar repousar por 10 minutos. Depois disso, deve-se coar a mistura e beber entre 2 a 3 vezes por dia ou 20 minutos antes de se fazer uma refeição mais pesada. Saiba outras formas de usar o funcho.

5. Chá de alcaçuz

O alcaçuz, também chamado de pau-doce, é uma planta medicinal usada para fazer chá e conhecida por melhorar os sintomas de problemas respiratórios, no entanto, é bastante usada para úlceras gástricas e para aliviar a sensação de azia e queimação.

Ingredientes

10 g de raiz de alcaçuz;
1 litro de água.

Modo de preparo

Deve-se ferver a água junto com a raiz de alcaçuz, coar e deixar esfriar. Por fim, pode-se beber o chá até 3 vezes por dia.

6. Suco de pera

Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pera acabado de fazer, pois isto também ajuda a combater a azia e queimação, auxiliando na digestão. A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.

Ingredientes

2 peras maduras;
3 gotas de limão;
250 ml de água.

Modo de preparo

Para preparar basta bater no liquidificador as peras maduras com a água e, em seguida, adicionar as gotinhas de limão para que o suco não escureça. Sendo assim, outras frutas, como banana d’água madura, a maçã (vermelha) e o melão, possuem as mesmas propriedades da pera e também podem ser utilizadas para fazer o suco.

Fonte: Tua Saúde

PODE LHE INTERESSAR