Segundo décimo terceiro (13°) salário do INSS será pago em dezembro? Entenda

Segundo décimo terceiro (13°) salário do INSS será pago em dezembro? Entenda
Segundo décimo terceiro (13°) salário do INSS será pago em dezembro? Entenda

Segundo décimo terceiro (13°) salário do INSS será pago em dezembro? Entenda.

O décimo terceiro (13º) salário em dobro é uma proposta criada para oferecer um salário extra a aposentados, pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo é oferecer um apoio financeiro ao grupo, bastante afetado pela pandemia de Covid-19.

>>Governo quer o INSS como único gestor de aposentadorias da União

A texto foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, e agora segue para análise de outros dois colegiados. Após a apreciação, ele ainda precisa ser votado no plenário da Casa.

A deputada Flávia Morais apresentou um substitutivo ao PL do nº 4367, de 2020, de autoria do deputado Pompeo de Mattos. O novo documento amplia a validade do 13º em dobro até 2023. Além disso, o valor do benefício terá que ser reajustado pela inflação, evitando perda no poder de compra dos segurados.

>>Prazo para convocados pelo INSS agendar perícia médica está acabando

Quem tem direito ao 13° salário em dobro

Se a proposta for aprovada, o benefício irá contemplar aposentados, pensionistas e beneficiários dos programas auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-creche.

Por sua vez, ficarão de fora os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pensão mensal vitalícia, auxílio-suplementar por acidente de trabalho e amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural.

>>Pente-fino do INSS: milhares podem ter benefício suspenso

Pagamento sai ainda em 2021?

Para que os pagamentos sejam viabilizados, o projeto precisa ser aprovado primeiro na Câmara dos Deputados e depois no Senado Federal. Em seguida, a liberação passa a depender apenas da sanção do presidente Jair Bolsonaro.

>>Vai ter pagamento do 14º salário do INSS em 2021? Décimo (13º) foi antecipado

Ainda não se sabe quanto tempo esse trâmite pode levar, especialmente por conta do foco do governo em liberar Orçamento para a criação do Auxílio Brasil. Seja como for, o projeto tem até 2023 para ser aprovado.

Com informações de Capitalist

PODE LHE INTERESSAR