Se você tem problemas de colesterol alto, esses são os alimentos a evitar

Se você tem problemas de colesterol alto, esses são os alimentos a evitar
Se você tem problemas de colesterol alto, esses são os alimentos a evitar. Foto: Gastrolab

Se você tem problemas de colesterol alto, esses são os alimentos a evitar

O colesterol alto é um dos problemas que mais tem chamado a atenção nos últimos anos, devido aos diversos problemas de saúde que podem se desenvolver. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre o que é exatamente o colesterol e como ele se torna arriscado para a nossa saúde ou qual a forma mais eficaz de evitá-lo ou preveni-lo de forma saudável.

O que deve ficar claro é que existem dois tipos de colesterol no corpo, que conhecemos como colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). Quando se fala em colesterol, refere-se a uma substância importante para o corpo, que está envolvida na formação de ácidos biliares, digestão de gorduras, transformando os raios solares em vitamina D, ajudando na formação de hormônios, entre outros.

>>Surpreenda sua família com um delicioso Bolo Asteca neste fim de semana

O problema é encontrado quando o colesterol em nosso corpo está em níveis elevados, já que, em geral, níveis elevados dessa substância também estão relacionados a outros problemas de saúde como obesidade, diabetes e hipertensão, que por sua vez aumentam o risco de sofrer doenças cardiovasculares. problemas. É por isso que a possibilidade de ataques cardíacos aumenta se não for controlada a tempo.

Evite esses alimentos se você tiver colesterol alto

Carnes vermelhas

As carnes vermelhas são as que apresentam mais colesterol e gordura saturada, por isso é recomendável reduzir o seu consumo. Mesmo dentro da dieta mediterrânea, uma das mais recomendadas, o consumo de carnes vermelhas é muito limitado. Ou, se quiser consumi-los, tente ser cortes magros ou eliminar o máximo possível de gordura visível.

>>5 sucos para limpar os rins de forma natural e saudável

Salsichas

Esses produtos não só contêm grandes porções de gordura saturada e colesterol, mas também são ricos em sal, por isso não são os mais saudáveis ​​para uma dieta balanceada. Mas, como acontece com outros alimentos, estes podem ser consumidos desde que de forma moderada e esporádica.

Alimentos ultraprocessados

Batatas fritas, hambúrgueres ou produtos de fast food terão que sair da rotina alimentar, embora já saibamos que são deliciosos, também afetam muito a nossa saúde. Esse tipo de alimento processado ou com muito tempo de congelamento, só faz com que os níveis de colesterol disparem, sem falar que são muito viciantes.

>>Fazer tarefas domésticas ajuda a manter o cérebro jovem, revela estudo

Ovo

O ovo é um dos alimentos que há anos tem gerado um grande debate entre aqueles que defendem seu consumo e aqueles que afirmam ser uma grande fonte de colesterol, e ambos estão corretos. Embora a ingestão de ovos seja muito boa para o nosso organismo, quem sofre de problemas de colesterol alto, será melhor deixá-la de lado.

Frutos do mar

É quase impossível pensar na praia ou na época da Quaresma sem pensar nos frutos do mar, pois eles fazem parte da cultura gastronômica e são deliciosos. No entanto, pode ser melhor optar por outros pratos, como peixes menos gordurosos e preparações que não contenham óleos extras.

PODE LHE INTERESSAR