Sanduíches: estes são os Pães mais saudáveis para equilibrar sua dieta

Sanduíches: estes são os Pães mais saudáveis para equilibrar sua dieta
Sanduíches: estes são os Pães mais saudáveis para equilibrar sua dieta. Foto: Pixabay

Sanduíches: estes são os Pães mais saudáveis para equilibrar sua dieta

Quando se entra em qualquer dieta ou vai ao nutricionista , o pão quase sempre voa , pois o apontam como o principal culpado pelo ganho de peso. Porém, a ideia está completamente equivocada, pois o pão não só não engorda, dado o seu baixo teor de gordura e açúcar, mas é fundamental para manter uma alimentação saudável. Na verdade, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de, pelo menos, 250 gramas de pão por dia.

Isso porque esse alimento é uma fonte essencial de carboidratos , o que significa um grande suprimento de energia para o corpo, além de fibras , proteínas , minerais e vitaminas do grupo B. E também, isso é compatível com as quatro refeições do dia, e com quase qualquer receita, podemos encontrá-la em incontáveis formas e sabores . Na verdade, existem 5 tipos de pães que você deve experimentar na sua dieta, pois trazem inúmeros benefício.

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Pão branco: fonte de ferro e cálcio

Foi inventado no auge da industrialização, quando se percebeu que ao tentar armazenar a farinha moída , ela estragava rapidamente, o que não acontecia se o germe e a casca fossem retirados dos grãos antes de moê-los . Este tipo de pão é o mais utilizado devido às suas vantagens em termos de textura – e qualidade da sua farinha . Pode variar em suas propriedades e características nutricionais de acordo com o preparo.
São os nutrientes que fornece: ferro, cálcio, fibra, potássio, iodo, zinco, carboidratos, magnésio e sódio. Vitaminas : de B1 a B9 e E.

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Pão de aveia

A aveia é um cereal com inúmeros benefícios. É rico em gorduras de fácil assimilação. Também contêm cálcio, magnésio, ferro e vitaminas dos complexos B e E. Por ser isento de glúten, não é utilizado como ingrediente principal na fabricação de pães. No entanto, flocos são adicionados a outros tipos de farinha para realçar seu sabor. Também estimula o funcionamento da glândula tireóide e é um bom regulador dos picos de diabetes. Tem óleos essenciais de baixa saturação que são bons para prevenir problemas cardíacos e arteriosclerose.

Pão integral

O verdadeiro pão integral é feito com o grão integral moído, ou seja, preservando a casca e o germe, e é fermentado com o fermento mãe. Não deve ser confundido com pão branco ao qual é adicionado farelo. Para evitar esse erro, é aconselhável comprá-lo em lojas de produtos naturais. Os produtos preparados com farinhas integrais, que não possuem aditivos ou conservantes, são ideais e insubstituíveis para o corpo e constituem um elemento básico para a preservação e restauração da saúde.

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Pão de milho

Não contém glúten nem gliadina, portanto, este tipo de pão é adequado para celíacos, desde que não seja combinado com outras farinhas, com exceção de cevada, aveia ou centeio. O milho é o cereal mais rico em gordura, e seu alto teor de vitamina E lhe confere propriedades antioxidantes, por isso combate os radicais livres, responsáveis ​​pelo envelhecimento e muitas doenças degenerativas (problemas circulatórios, visão ou pele).

Pão de centeio

Seu cultivo começou há cerca de 2.000 ou 3.000 anos. É um pão muito consumido nos países do norte da Europa, já que o centeio é um cereal que resiste aos climas frios. Ao contrário do pão de trigo, seu sabor é forte, um pouco amargo e permanece fresco por mais tempo.

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