Saiba quais são os problemas de saúde causados ​​pelo consumo excessivo de álcool

Saiba quais são os problemas de saúde causados ​​pelo consumo excessivo de álcool
Saiba quais são os problemas de saúde causados ​​pelo consumo excessivo de álcool. © Shutterstock

Saiba quais são os problemas de saúde causados ​​pelo consumo excessivo de álcool

Um drink ou uma cerveja é a forma mais comum de comemorar eventos, festas relacionadas ou apenas se divertir, porém, sabe-se que o excesso no consumo do álcool  pode causar problemas no organismo que vão desde a clássica ressaca até a morte. Portanto, o consumo responsável e medido deve sempre ser levado em consideração ao ingerir bebidas alcoólicas, pois, caso contrário, é isso que seu corpo pode experimentar após consumi-las.

>>7 erros que você comete ao comer frutas que o impedem de obter os nutrientes

Doenças

O abuso de álcool e o uso prolongado podem fazer com que você não tenha certas condições e desenvolva doenças relacionadas ao fígado, como cirrose, lesão cerebral irreversível, acidentes cardiovasculares, problemas digestivos ou doenças como câncer, problemas do coração como pressão alta cardíaca.

Ferimentos

Ficar bêbado após consumir álcool aumenta as chances de se ferir e também de morrer. Segundo especialistas, o consumo dessa substância está envolvido em 60% das queimaduras e acidentes fatais, em 50% das lesões graves, agressões e abusos e nos 40 % dos casos de acidentes veiculares e quedas fatais.

>>Dicas para economizar energia ao usar seus eletrodomésticos

Envenenamento

O consumo excessivo de álcool em um período muito curto de tempo pode levar ao envenenamento por álcool e isso por sua vez pode resultar em morte. Os sintomas mais comuns de envenenamento por ingestão de álcool são vômitos, pele azulada, respiração irregular e lenta, convulsões, assim como perda de temperatura corporal.

Dano cerebral

O excesso no consumo do álcool pode causar danos cerebrais graves a curto e longo prazo, pois pode danificar permanentemente as células do seu cérebro , causando dificuldade para caminhar e caminhar, também pode afetar sua memória causando dificuldade de lembrar ou aprender coisas novas.

>>Saiba quais alimentos você não deve lavar antes de cozinhar ou comer

Danos aos bebês

Se uma mulher grávida consumir álcool, isso pode causar problemas não apenas em seu corpo, mas também à saúde do bebê, pois o álcool no sangue da mãe pode chegar ao bebê através do cordão umbilical, podendo causar  danos cerebrais, deficiências físicas e transtornos mentais, morte fetal ou mesmo aborto espontâneo.

Vício

Como outras drogas, o álcool pode gerar dependência na pessoa que o consome, podendo ocasionar problemas no ambiente social e familiar, dependência ou problemas de saúde mental , sendo os tratamentos, as terapias e os medicamentos os meios necessários para poder tratar um pessoa que sofre de dependência de álcool

PODE LHE INTERESSAR