Saiba quais alimentos você não deve lavar antes de cozinhar ou comer

Saiba quais alimentos você não deve lavar antes de cozinhar ou comer
Saiba quais alimentos você não deve lavar antes de cozinhar ou comer. © Getty

Saiba quais alimentos você não deve lavar antes de cozinhar ou comer

Evitar a contaminação dos alimentos , assim como desinfetá-los e lavá-los adequadamente é um dos elementos fundamentais de uma alimentação saudável além de nos ajudar a evitar infecções e doenças, porém, existem alguns alimentos que NÃO se recomendam lavar devido às suas características, portanto, você deve evitar essa etapa antes de cozinhar.

>>O que acontece ao seu corpo se você comer tomate todos os dias?

Frango

O frango é um dos alimentos que os especialistas recomendam não lavar , é verdade que na superfície do frango vários tipos de bactérias nocivas podem crescer para o homem, porém, a água não é removida e só ajuda a se propagar pelo resto da carne por isso nós deve evitar fazer este procedimento.

Ovo

Embora possa parecer a forma mais segura de remover sujeira e contaminantes da casca , a lavagem do ovo só aumenta o risco de infecção, já que a casca desse alimento é porosa, o que significa que a água pode facilitar a entrada de bactérias.

>>5 antioxidantes naturais que você pode tomar para melhorar sua saúde

Carne de porco

Assim como acontece com o frango, lavar o porco pode ajudar as bactérias a se distribuírem mais facilmente e pode até fazer com que percam algumas de suas propriedades e sabores, a forma correta de retirar os contaminantes da carne é cozinhar bem e atingir temperaturas corretas para as bactérias morrerem.

Vegetais embalados

Este tipo de alimento costuma vir pré-cozinhado, o que significa que já foi submetido a métodos de desinfecção e limpeza , por isso não faz sentido lavá-lo novamente, podendo estragar a textura e o sabor dos vegetais se os lavarmos com demasiada quantidade de água.

>>O que são betacarotenos, quais são seus benefícios e os alimentos que contêm?

PODE LHE INTERESSAR