
Saiba o que acontece ao seu corpo se você consumir muita cafeína
Tomar um café para começar o dia é uma das práticas mais comuns na sociedade, pois, além de saborear seu delicioso sabor, é uma boa forma de colocar o corpo em marcha e começar a cumprir as tarefas do dia a dia. . No entanto, algo tão comum e aparentemente inofensivo pode prejudicar o corpo, especialmente se você não beber moderadamente ou se tiver alguns problemas de saúde.
Às vezes, tomar um café – independente da hora do dia – é um dos remédios mais usados para evitar o sono ou nos dias em que o cansaço é muito aparente, pois nos dá uma injeção de energia Faz com que o corpo se sinta “revigorado”. A cafeína é a responsável por dar aquele impulso energético, mas ao mesmo tempo pode ser a causa de alguns dos problemas mais comuns do corpo.
>>Mousse de Kiwi, uma sobremesa deliciosa para aproveitar os benefícios desta fruta
A semente de café como a conhecemos, é obtida do fruto do cafeeiro, um arbusto nativo do Sudão e da Etiópia , sendo o café a bebida mais popular que se conhece. As sementes de café contêm uma substância amarga muito estimulante, conhecida como cafeína, que se encontra em mais de 60 plantas e é capaz de bloquear a adenosina, responsável por regular o cansaço e o sono.
O que acontece se você beber muita cafeína?
Ao consumir uma xícara de café, a cafeína esconde os sintomas de cansaço , ao mesmo tempo que fornece energia. Daí a popular frase “toma um café para acordar”, porém, o consumo excessivo de cafeína não é recomendado, pois dependendo de cada pessoa, certos desconfortos podem ocorrer.
>>Siga estes truques fáceis e aprenda a cortar frango como um especialista
De acordo com o que estudos comprovados, quando você excede o consumo de cafeína pode apresnetar sintomas como:
- Ansiedade
- Insônia
- Irritabilidade
- Doença
- Nervosismo
- Aumento da pressão arterial
- Dor de cabeça
- Falta de concentração
- Frequência cardíaca elevada
- Sentindo triste
- Estômago virado ou azia
- Perda de água, sal e cálcio
>>Cuide das doenças respiratórias com este suco de maçã com gengibre
É melhor evitar o consumo de café se você sofre de:
- Problemas de sono, incluindo insônia
- Enxaquecas crônicas ou dores de cabeça
- Ansiedade
- Batimento cardíaco rápido ou irregular
- Pressão arterial alta
- Refluxo gastroesofágico ou úlcera
É muito importante que você aprenda a ouvir o seu corpo , por exemplo, se você tomar uma xícara de café e depois aparecer algum dos sintomas citados, pode ser hora de optar por outro tipo de bebida ou diminuir o seu consumo . E, acima de tudo, consulte o seu médico para fazer um check-up geral da sua saúde . Felizmente, existem várias variedades de produtos sem cafeína no mercado que o ajudarão a continuar com sua rotina.
>>Estes são os alimentos que você nunca deve colocar no micro-ondas
A quantidade diária de cafeína recomendada para um adulto saudável é de 400 miligramas por dia , mas deve-se considerar que não é uma quantidade fixa, pois há quem tolere melhor a cafeína pois isso vai depender de cada pessoa e de alguns fatores que podem intervir na reação de cada um. No caso de gravidez, lactação e menores , seu consumo deve ser evitado.