Saiba como funcionam os tônicos capilares caseiros; conheça tipos e funções

Saiba como funciona os tônicos capilares caseiros, os tipos e funções
Saiba como funcionam os tônicos capilares caseiros; conheça tipos e funções – Reprodução

 

Saiba como funcionam os tônicos capilares caseiros; conheça tipos e funções. Estamos sempre a procura de produtos que nos ajudam a deixar os cabelos bonitos, brilhosos e saudáveis, pois as madeixas são expostas diariamente a condições de estresse para os fios.

Assim como também, alguns procedimentos e tratamentos químicos e uso frequente de secador e chapinha podem enfraquecer o cabelo. Além disso, ainda há condições que incluem exposição ao ar livre como vento, chuva e sol, além da poluição.

Se você se interessou por este artigo, é porque cansou dos produtos industrializados; ou só prefere utilizar produtos naturais e caseiros, que além de serem mais baratos, não são agressivos para os fios.

Veja também: Resenha de produtos caseiros e vitaminas para fazer seu cabelo crescer

Tônico Capilar

O tônico capilar caseiro é uma opção natural, barata e muito fácil de utilizar. Além disso, tem resultados a longo prazo incríveis. É um produto caseiro que, ao combinar ingredientes naturais, forma uma mistura cheia de vitaminas e nutrientes para turbinar os fios.

Os tônicos capilares são produtos que podem ter muitas funções e resultados diferentes para os cabelos. Uns eliminam as caspas, outros evitam a queda do cabelo e os mais procurados são o de crescimento capilar. Mas, a maioria deles é multifuncional, ajuda seus cabelo de várias formas.

Os que possuem a função de crescimento têm como objetivo estimular o fio por meio de um processo de oxigenação do couro cabelo e dilatação dos poros capilares. E como são um dos mais procurados, costumam ser diversos, com diferentes misturas de vitaminas e óleos que potencializam seus fios.

Veja também: Receitas de shampoos, tônicos e óleos vegetais para fazer o cabelo crescer

Receitas de Tônico Capilar Caseiro

1. Tônico de folhas de manjericão e de hibisco para cabelos fortes e saudáveis

As folhas de manjericão em combinação com as folhas de hibisco fornecem diversos nutrientes naturais para nutrir os fios desde as raízes.

O hibisco, por exemplo, é rico em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e promove o crescimento dos fios. Além disso, ele apresenta muitos aminoácidos que nutrem os cabelos.

Já o manjericão é rico em vitaminas A, C e ferro, que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a hidratar e nutrir os fios.

Como fazer

Esse tônico pode ser preparado fervendo um pouco de água e adicionando um punhado de folhas de manjericão e algumas folhas de hibisco.

Depois disso, cubra a panela e deixe a mistura em infusão por cerca de 30 minutos. Em seguida, basta coar e deixar esfriar mais um pouco antes de usar.

Como aplicar

Basta aplicar o tônico na cabeça e massagear o couro cabeludo por 8 a 10 minutos. Deixe agir por uns 30 minutos e depois enxague com água morna. e massageie com as mãos no cabelo e no couro cabeludo por 8 a 10 minutos.

Veja também: 12 benefícios do óleo de coco para saúde e beleza do cabelo

2. Tônico de Vinagre de maçã, folhas de louro e eucalipto

O pH do vinagre de maçã é mais baixo, portanto mais ácido, que o do cabelo. Isso faz com que o líquido feche as cutículas dos fios, o que fará com que eles fiquem “selados” e segurem melhor a água e os nutrientes e, assim, fiquem mais hidratados.

O louro, além de ser um estimulante natural, destaca-se por sua capacidade de restaurar os fios. Sua contribuição como tônico decorre de seu efeito na vivacidade do cabelo, já que ele devolve seu brilho natural.

Cicatrizante e antisséptico, o eucalipto é importante por estimular a circulação e melhorar o fluxo sanguíneo. Isso ajuda a eliminar o excesso de óleo produzido no couro cabeludo – útil também para tratar caspa e espinhas nessa região.

Além disso, quando o sangue circula corretamente, mais nutrientes chegam aos folículos capilares, o que estimula seu crescimento e resistência.

Como preparar

Em um copo de vidro, coloque três folhas de louro e três de eucalipto. Adicione água filtrada e ferva por cinco minutos. Em seguida, apague o fogo e abafe o copo. Quando esfriar, retire as folhas e acrescente 100 ml de vinagre de maçã.

Como usar

Após lavar os cabelos com shampoo, retire o excesso de umidade com uma toalha e borrife o tônico em toda a cabeça. Massageie o couro cabeludo e deixe secar naturalmente.

Veja também: Receitas de borrifador com misturinhas para turbinar seu cabelo

3. Tônico de urtiga para estimular o crescimento dos fios

A urtiga é uma erva natural cheia de nutrientes e é muito rica em ferro. Muitos produtos para os cabelos disponíveis no mercado contêm urtiga como um dos ingredientes principais.

Este tônico não promove apenas o crescimento do cabelo, mas também ajuda a prevenir a queda capilar. Isso acontece porque o ferro é um mineral essencial para uma boa circulação sanguínea.

Já que ele faz parte da hemoglobina, substância presente no sangue responsável por carregar nutrientes e oxigênio, ajudando então a nutrir o couro cabeludo.

Como fazer

Para fazer este tônico capilar caseiro, você precisa de algumas folhas secas ou frescas de urtiga. Use um punhado de folhas frescas ou cerca de 4 colheres de sopa de folhas secas de urtiga.

Separe também 2 xícaras de água e aproximadamente 4 ou 5 gotas de um óleo essencial de sua preferência. Ferva a água com as folhas de urtiga por cerca de 20 a 30 minutos. Deixe esfriar, coe a mistura e em seguida adicione o óleo essencial.

Veja também: Multiuso: conheça o tônico de alho e como ele faz bem ao cabelo

Como aplicar

Depois disso, basta aplicar no cabelo e pentear bem, deixando agir por pelo menos 20 minutos. Em seguida, enxague normalmente e aguarde os resultados.

Precauções

Todos os tônicos propostos neste artigo podem ser armazenados para uso posterior. O ideal é armazená-los na geladeira para preservar suas propriedades.

Entretanto, nem todos esses tônicos caseiros são úteis para todos os tipos de cabelo. Sendo assim, é recomendado que se faça um teste em uma mecha de cabelo antes de distribuir o produto por todo o cabelo, e observe o resultado após algumas horas ou um dia.

PODE LHE INTERESSAR