Saiba como conseguir até 40% de desconto em multas de trânsito

fiscalização trânsito PRF
Foto: Reprodução / PRF

Você sabia que os proprietários de veículos podem obter desconto de até 40% em multas por infração de trânsito? Já faz tempo que isso é possível, basta fazer cadastro no aplicativo chamado de Carteira Digital de Trânsito (CDT). Por meio dele é possível se inscrever no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) que permite verificar e pagar multas, além de enviar documentação.

>>Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 25 milhões nesta quarta-feira

Além disso, o sistema possibilita que você deixe todos os documentos de papel em casa e carregue dentro do celular versões digitais da carteira de habilitação e de documentos de seu veículo. Vale destacar que os documentos digitais são aceitos em qualquer blitz.

Como conseguir até 40% de desconto em multas?

Ao baixar o CDT, disponível para sistemas Android e iOS, e optar pelo SNE no aplicativo, o proprietário do veículo passa a ser comunicado automaticamente sobre as notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos de trânsito optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica.

>>INSS paga hoje aposentadoria e pensão para NIS final 4 e 9; confira o calendário

Por isso, você deve verificar se os órgãos fiscalizadores da sua cidade ou estado estão nesta lista dos que optaram pelo sistema, porque caso não tenham escolhido por ele, os motoristas da localidade não conseguem o desconto. A partir daí, siga o passo abaixo de como proceder no CDT:

  • Baixe o aplicativo CDT no seu celular;
  • Faça a CNH Digital e também a adesão ao SNE;
  • Verifique se você já tem alguma multa (é preciso que a notificação já tenha ocorrido por via eletrônica para ganhar o desconto);
  • Após isso, escolha pagar com 40% de desconto se, ao conferir a Notificação de Autuação e identificar que a autuação é devida. Dessa forma não pode optar por contestar o cometimento da infração. O desconto apenas será válido se a multa for paga na data correta.
  •  Ou então você pode escolher por pagar com 20% de desconto se, ao conferir a Notificação de Autuação, identificar que a autuação é indevida, podendo contestar o cometimento da infração.
  • Depois clique no botão “Boleto” para a emissão do documento
  • Faça o pagamento até a data definida (caso contrário, você perderá o desconto).

Importante destacar que desconto de até 40% é válido até a data de vencimento da multa. Para conseguir esse desconto limite você não pode apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo que cometeu a infração.

>>>>Aposentados e pensionistas receberão abono anual dobrado até 2023; entenda

Caso não goste de receber as notificações de forma online, o cancelamento da adesão do veículo ao SNE pode ser feito a qualquer tempo e voltará a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidades por via postal.

Acabo de receber uma multa, posso instalar a CDT rapidinho e gerenciar essa multa online?

Depende, pois o órgão autuador deve inserir as informações no sistema, por isso pode ser que dê tempo de receber a notificação da multa de forma online. Já existem órgãos autuadores que operam de modo 100% online, e, nesse caso, não adiantaria a pressa para receber essa infração pelo aplicativo.

>>>>Novo site ajuda MEIs a emitirem nota fiscal eletrônica neste estado

Lista dos órgãos que aderiram ao SNE

Caso os órgãos fiscalizadores da sua cidade ou estado ainda não tenham aderido ao SNE, você pode comunicar às autoridades locais seu desejo de que essa adesão seja feita, porque, até o momento, a opção a esse sistema é voluntária, ou seja, a administração de cada estado ou município é que deve solicitar. Veja lista de todos os órgãos fiscalizadores que já aderiram ao SNE.

Fonte: Edital Concursos

PODE LHE INTERESSAR