Saiba como a dieta influencia no ciclo menstrual e o que você deve consumir

Saiba como a dieta influencia no ciclo menstrual e o que você deve consumir
Saiba como a dieta influencia no ciclo menstrual e o que você deve consumir. Foto: Divulgação Star Glow

Saiba como a dieta influencia no ciclo menstrual e o que você deve consumir

A alimentação desempenha um papel importante no funcionamento do nosso organismo e até ajuda na prevenção de algumas doenças e no prolongamento da esperança de vida, no entanto, raramente levamos em conta que também tem impacto no ciclo menstrual. E é que, além dos períodos de ânsias e dores devido às cólicas, nosso corpo também responde aos alimentos antes, durante e depois da menstruação.

Primeiro você tem que saber quais são as fases do ciclo menstrual e em qual estamos, é então que podemos começar a descobrir qual é a dieta adequada. Deve-se levar em consideração que ocorrem variações hormonais em cada uma das diferentes fases do período, por isso é importante saber que tipo de dieta deve seguir para diminuir o desconforto quando ocorre a menstruação.

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O ciclo menstrual é dividido em 4 fases; a fase menstrual, que costuma ser popularmente conhecida como “período”, nesta se apresenta como sangramento; fase folicular, nesta fase a menstruação chega ao fim e começa um novo ciclo, no qual os estrogênios são liberados e geralmente ficamos muito mais ativos; fase de ovulação, nesta fase é produzido um hormônio adicional chamado luteinizante, que faz com que a membrana se rompa e libere o óvulo; fase lútea ou pré-menstrual, nesta o estrogênio e a progesterona são produzidos em grandes quantidades e dão lugar ao início da menstruação.

Menstruação e alimentação

Como mencionamos, nas diferentes fases do ciclo menstrual, uma certa quantidade de hormônios é liberada, razão pela qual a alimentação é uma parte essencial do nosso corpo, a fim de diminuir os sintomas mais comuns da menstruação e até mesmo diminuir as dores por ela causadas. Em caso de períodos muito irregulares, o melhor é consultar um especialista no assunto.

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Na primeira fase do ciclo menstrual, ou seja, nos primeiros 5 dias do ciclo, é muito comum a mulher passar por períodos de inflamação, por isso é recomendado consumir alimentos que possam amenizar esses problemas, como é o caso de açafrão e gengibre, além de peixes oleosos, sementes e nozes, além da ingestão de uma boa quantidade de água e alimentos ricos em fibras.

Nessa primeira fase, podem ocorrer problemas de constipação, daí a necessidade de ingerir alimentos ricos em fibras, assim como produtos ricos em ferro e vitamina C, o que pode evitar possíveis problemas de anemia, principalmente nos casos em que o fluxo é muito abundante.

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Na fase folicular, nesta fase a menstruação já foi deixada para trás e nos sentimos “liberados” e com melhor disposição para realizar nossas atividades normais, mas também nos encontramos com uma maior sensibilidade à insulina devido à produção de estrogênios. Nesta fase, os alimentos mais recomendados são aqueles que não possuem uma boa quantidade de carboidratos, por isso é necessário consumir pão integral, macarrão, arroz integral, quinoa, raízes, além de frutas e verduras.

Ovulação. Nesta fase do ciclo, os níveis de insulina são reduzidos por isso é necessário reduzir a ingestão de carboidratos e focar no consumo de legumes, frutas, tubérculos, além de alimentos ricos em vitamina D (que evita a formação de cistos), ferro, nozes e grãos inteiros.

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Na fase pré-menstrual, é neste ponto que o nível de estrogênios está no seu ponto mais baixo , por isso sentimos muito mais desejos do que nos outros dias, assim como a progesterona está em seus níveis mais baixos, é comum sentir – se menos energético. É nessa fase que você deve reduzir o consumo de alimentos altamente processados ​​e aumentar o consumo de alimentos mais saudáveis.

O mais aconselhável é consumir alimentos ricos em magnésio, grãos inteiros, frutas vermelhas , consumo de alimentos ricos em fibras, gorduras saudáveis, iogurte grego, abacate, queijo, azeite, chocolate amargo , ovos, peixe azul, banana e leguminosas.

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