Rolinho de canela, a sobremesa que você precisa preparar em casa

Rolinho de canela, a sobremesa que você precisa preparar em casa
Rolinho de canela, a sobremesa que você precisa preparar em casa. Foto: Freepik

Rolinho de canela, a sobremesa que você precisa preparar em casa

Quem nunca experimentou um pãozinho de canela essa é a oportunidade ideal. Um pão doce que se caracteriza por ser apenas enrolado e recheado com canela em pó, porém muito saboroso. Esta sobremesa foi criada por volta dos anos 1920 na Suécia ou na Dinamarca , e era preparada em casas onde não existiam grandes recursos econômicos, pois os ingredientes eram então muito acessíveis.

Atualmente, os rolos de canela se espalharam pelo mundo  e se tornaram uma receita muito típica na confeitaria dos Estados Unidos e norte da Europa. Embora o processo possa ser um tanto longo, isso ocorre porque a massa deve descansar várias vezes para torná-la fofa.

>>8 produtos naturais que podem ajudá-lo a substituir o sal em suas refeições

O segredo para que fiquem bem cozidos é justamente trabalhar bem a massa e por isso no início damos ênfase em deixar o fermento à parte, conselho muito comum entre padeiros e pasteleiros, pois assim evita-se o desperdício de outros ingredientes. Desfrute de alguns rolos de canela caseiros com esta receita passo a passo.

Rolos de canela

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 6 gramas de fermento seco
  • 60 gramas de açúcar branco
  • 6 gramas de sal
  • 1 ovo
  • 250 mL de leite morno
  • 90 gramas de manteiga sem sal

Ingredientes para o recheio:

  • 100 grãos de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 60 gramas de manteiga sem sal

Coloque o fermento em uma tigela , se não pegar pó, use 18 gramas de fermento fresco, adicione 3 colheres de sopa de farinha de trigo , uma colher de sopa de açúcar branco e um pouco de leite morno , para que ao misturar obtenha uma mistura líquido, mas bem integrado.

>>Como fazer seus próprios temperos caseiros e naturais para cozinhar

Cubra com um pano de prato limpo ou filme plástico e deixe descansar perto de uma fonte de calor por 10 minutos , você verá que a mistura fica espumosa e aumenta de tamanho, isso é normal e assim você verificará se o fermento está em boas condições Estado.

Enquanto o fermento descansa, coloque a farinha de trigo peneirada em uma tigela funda e larga, acrescente o sal e o restante do açúcar branco , acrescente a mistura e depois acrescente o restante do leite , misture até ficar bem integrado, acrescente o ovo e misture novamente até estar integrado .

Por fim acrescente o fermento já descansado , mexa e mexa para integrar bem a massa, vai notar que fica com uma consistência um pouco pegajosa , é o que é necessário, se estiver muito seco adicione algumas gotas de leite até obter a textura necessária. Deixe na tigela e cubra com um pano limpo ou filme plástico por 20 minutos .

>>Bolo de chocolate caseiro, receita simples e deliciosa

Após este tempo será a hora de começar a amassar , você pode fazer à mão, embora geralmente seja pesado, você também pode fazer no liquidificador. Adicione os 90 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente e comece a amassar , se for com as mãos, incorpore com os dedos e a seguir puxando as pontas para dentro, levantando e largando a seco, repetir com força e tão rápido quanto você pode por 20 minutos .

Se fizer no liquidificador, deixe amassar até que a massa saia das paredes. Depois que a massa não grude com você em suas mãos, formar uma grande bola e coloque em uma tigela untada , verifique óleo em spray sobre a massa e tampa novamente com uma toalha de chá ou filme plástico e deixe descansar por 1 hora perto de uma fonte de calor.

Após esse tempo, polvilhe um pouco de farinha sobre uma superfície bem limpa e plana, espalhe a massa ali e pressione com as mãos para tirar o ar, continue espalhando até formar um retângulo e enrole com enfarinhada até 1 centímetro de espessura.

Com uma escova de cozinha, espalhe os 60 gramas de manteiga para o recheio à temperatura ambiente, faça-o sobre toda a superfície da massa.

>>Queime gordura corporal com este suco de aipo e cenoura

Em uma tigela pequena separada, coloque o açúcar mascavo e a canela em pó , mexa para integrar e polvilhe sobre a massa , quando terminar pressione e espalhe com as mãos para que a mistura de adoçante fique bem repartida.

Ao final, comece a enrolar a massa , para que obtenha um cilindro grande, será hora de cortar os rolinhos com uma faca, já que você formou os seus rolinhos, passe a ponta que está “solta” para baixo, para que ao assar não vão fugir.

Disponha os rolinhos de canela em uma bandeja untada , cubra novamente com um pano ou filme plástico e deixe descansar por 30 minutos . 15 minutos antes de pré-aquecer o forno a 180 graus Celsius e colocá-lo por aproximadamente 25 minutos . Depois de dourar, retire do forno e ainda quente pincele com manteiga para brilhar e polvilhe a canela em pó . Aproveite esta deliciosa sobremesa!

PODE LHE INTERESSAR