Resultado da lista de espera do SISU é divulgado

Resultado da lista de espera do SISU é divulgado
Resultado da lista de espera do SISU é divulgado

Resultado da lista de espera do SISU é divulgado.

O resultado da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para o processo seletivo do 2º semestre de 2020 foi divulgado nesta sexta-feira (24/07), e pode ser consultado na página do Sisu.

Desde hoje, os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sisu começaram a ser convocados pelas instituições de ensino superior para efetuar a matrícula ou registro acadêmico.

Cronograma do FIES para o 2º semestre de 2020 é publicado no DOU

É a primeira vez que o Ministério da Educação (MEC) publica, na página do SISU, os nomes dos candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera, dando mais transparência ao processo.

Antes, os nomes eram divulgados somente para as instituições participantes do Sisu e para o candidato; por meio do acesso ao boletim, em “Ver meu boletim”, disponível na página do Sisu.

Os procedimentos adotados até então não foram alterados: tanto as instituições quanto os candidatos conseguem ter acesso às informações da lista de espera da mesma forma que as obtinham antes.

Após votação, MEC define novas datas de realização das provas do ENEM 2020

Novidade

A novidade é que, com essa divulgação, é possível obter a listagem, em ordem alfabética, dos candidatos que manifestaram interesse na lista de espera, de forma simples e transparente na página do Sisu.

Ao realizar a busca, deve-se procurar por instituição; local de oferta; curso e grau; e turno.

Na lista de espera, as instituições convocam os estudantes para efetuar a matrícula nas vagas ainda disponíveis após o resultado da chamada regular do Sisu.

Cadastro Único: projeto cria auxílio inclusão digital de R$ 70 para estudantes

Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição para a qual tenha manifestado interesse.

Matrícula

A partir desta edição do Sisu, conforme portaria publicada em maio deste ano, no Diário Oficial da União (DOU), as instituições devem disponibilizar meios digitais para que os estudantes possam encaminhar, de forma digitalizada, a documentação exigida para a matrícula ou o registro acadêmico.

Essa medida permite que o estudante possa ser matriculado sem precisar se deslocar até a instituição para a qual foi selecionado.

Quem contratou FIES já pode pedir suspensão do pagamento de parcelas

Para saber mais a respeito desse procedimento, o estudante pode entrar em contato com a instituição; que deve divulgar todas essas informações em suas páginas eletrônicas.

Também é possível encontrar informações sobre a documentação exigida por cada instituição para a realização da matrícula ou do registro acadêmico do estudante selecionado pelo Sisu na página do sistema, ao acessar o link “Ver meu boletim”.

Veja mais