Renovação da CNH está disponível em portais online; saiba quem deve fazer

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH volta a ser obrigatória a partir deste mês após ter sido suspensa em decorrência da pandemia da Covid-19. Para atender a demanda da grande São Paulo, o serviço pode ser solicitado pelo site ou aplicativo Poupatempo.

>>Projeto proíbe multas por radares móveis em velocidades abaixo de 120Km/h

De acordo com calendário divulgado pelo Conselho Nacional de Trânsito Contran, os documentos com validade de janeiro de 2020 poderão ser renovados até 31 de janeiro de 2021; para as vencidas em fevereiro de 2020, a renovação pode ser efetuada até 28 de fevereiro de 2021; e assim sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021.

Ainda segundo o Contran, as carteiras de habilitação A e B vencidas ou que estão a 30 dias do vencimento, também podem ser renovadas pela internet.

O órgão reforça que para concluir o procedimento online, o motorista não pode ter nenhum tipo de bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação, por exemplo.

>>Bolsa Família encerra o Ciclo 5 de pagamentos do Auxílio Emergencial

Durante o serviço, o motorista pode adicionar ou mudar de categoria, e incluir no documento o EAR, sigla para quem deseja exercer atividade remunerada.

Após a confirmação dos dados, o sistema irá direcionar o motorista para realizar o agendamento para o exame médico em uma clínica indicado pelo ele.

>>Cursos SENAI: milhares de vagas presenciais e a distância (EAD)

A avaliação psicológica também vale para quem exerce atividade profissional ou para quem optar por incluir EAR na carteira de motorista. Para isso o motorista deve ser encaminhado por um profissional credenciado.

No caso de renovação de CNHs das categorias C, D e E, é preciso a realização de um exame toxicológico, antes de iniciar o processo.

>>Pagamentos que dependem da prova de vida não serão mais suspensos nesse período

Sendo aprovado nos exames, o motorista deve pagar a taxa de emissão e esperar as informações que serão enviadas em seu e-mail para acessar sua CNH Digital, que possui a validade do documento físico e disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Renovação online da CNH

Para acessar o portal do Poupatempo clique aqui. Em seguida, faça login com nome de usuário e senha, e informe o número da sua habilitação.

Feito isso, emita  o boleto de pagamento da taxa e espere até que uma nova versão da sua habilitação seja disponibilizada. O documento pode ser enviado por Correios, ou baixado no app Carteira de Trabalho Digital.

PODE LHE INTERESSAR