Receitas: os cinco erros mais comuns ao assar sobremesas e bolos

Receitas: os cinco erros mais comuns ao assar sobremesas e bolos
Receitas: os cinco erros mais comuns ao assar sobremesas e bolos

Receitas: os cinco erros mais comuns ao assar sobremesas e bolos.

Na época da quarentena e do distanciamento social, não só aumentou a procura de bolos e sobremesas, mas muitas pessoas começaram a assar em casa e a preparar as suas próprias receitas para partilhar com a família. Muitos até optaram por transformar esse hobby em um empreendimento para gerar renda maior devido à difícil situação econômica do país.

>>Receita de sorvete de coco caseiro com 2 ingredientes passo a passo

Neste contexto, é necessário levar em consideração algumas dicas e truques práticos para desenvolver produtos melhores para o seu negócio ou, simplesmente, para fazer sobremesas ou bolos muito mais caseiros.

Como fazer uma boa forma de bolo?

Por isso, o chef-professor do Instituto Le Cordon Bleu, Daniel Punchin, explica-nos quais são os erros de pastelaria mais comuns que se deve evitar.

>>Receita de biscoito delícia de coco com apenas 4 ingredientes

Bolos afundados no centro. Isso pode ocorrer por vários motivos. Uma delas é abrir o forno excessivamente antes do tempo de cozimento, você deve completar o tempo exatamente e depois abri-lo e ver se está pronto ou não. Outra razão é devido ao excesso de leveduras químicas como o fermento em pó e / ou bicarbonato de sódio, ou quantidade insuficiente de farinha de acordo com a receita, por isso você terá que calcular essas quantidades com muita precisão.

O equivalente a uma xícara: No cozimento, uma xícara equivale a 240 ml de volume. Já o peso dos insumos varia de acordo com o ingrediente e a densidade. Portanto, é recomendável transferir toda a receita para medidas de quilo, grama, libra, onça, litro, etc. para garantir o mesmo resultado todas as vezes, especialmente se você já iniciou um empreendimento. É importante enfatizar que a xícara é uma medida de uso doméstico, mas não comercial.

>>Sorvete caseiro: receita cremosa com 4 ingredientes e sem máquina

Receitas para começar a assar. Recomenda-se começar com bolos simples, biscoitos, cheesecakes e cupcakes e depois aumentar o seu cardápio de oferta com sobremesas mais complexas, seja para consumo próprio ou para comercialização. Além disso, se você deseja continuar crescendo e enriquecendo seu negócio, é importante fazer cursos de curta duração como preparação de sobremesas de todos os níveis, decoração de bolos, preparação de recheios ou cursos de especialização em sobremesas peruanas, entre outros. Hoje, existem muito mais opções com o modo online que podem ser aproveitadas.

Usar bicarbonato de sódio é o mesmo que fermento em pó?: Esses produtos não têm a mesma função. O fermento em pó gera bolhas de ar na mistura, fazendo com que ela aumente seu volume. No caso do bicarbonato de sódio, melhora e otimiza a textura do bolo, tornando-o muito mais leve e menos denso. Em certos casos é usada uma combinação dos dois, mas depende muito da receita que se quer fazer e da densidade da preparação.

>>Receita de picolé com apenas três ingredientes e sem açúcar

Usar farinha preparada é igual a não preparada?: Não é a mesma coisa. A farinha preparada tende a ter um uso muito mais doméstico ou para a cozinha, pois já inclui o fermento em pó ou leveduras químicas, para facilitar o seu uso. Na confeitaria profissional, o uso deste produto é raro, pois o chef domina as quantidades corretas de leveduras químicas manualmente e por peso.

PODE LHE INTERESSAR