Receitas naturais e dicas para desintoxicar o fígado para emagrecer

Receitas naturais e dicas para desintoxicar o fígado para emagrecer
Receitas naturais e dicas para desintoxicar o fígado para emagrecer – Reprodução

Receitas naturais e dicas para desintoxicar o fígado para emagrecer. O fígado tem um importantíssimo papel no organismo: metabolizar e armazenar nutrientes. Ele transforma a gordura ingerida através da alimentação em fonte de energia para o o corpo.

Daí a importância de manter uma boa alimentação, principalmente equilibrada. Inclusive, a obesidade está diretamente relacionada ao excesso de gorduras e toxinas no fígado, especialmente quando é causada por uma alimentação nada saudável. Então, uma das partes do tratamento prescrito pelo médico é desintoxicar o fígado para emagrecer.

Desintoxicar o fígado para emagrecer funciona?

Sim. O primeiro motivo (e mais importante) da lista é conquistar a saúde e o bem-estar do organismo. Em seguida, uma doença no fígado, ou dano hepático, faz com que aumente as toxinas prejudiciais ao organismo, pelo fato de que que não haverá o “filtro” necessário daquilo que é bom ou não para o corpo. Então, a desintoxicação ajuda a prevenir as doenças.

Além disso, a limpeza do fígado ajuda a eliminar os excessos de resíduos dessa glândula e a melhorar o seu funcionamento, o que vai afetar diretamente a qualidade do processo digestivo, e indiretamente a melhora da saúde do corpo inteiro, promovendo a eliminação do peso extra.

Os resultados esperados

Ter as funções hepáticas reguladas aumenta a energia do corpo e, consequentemente pode aumentar a vontade/empenho para atividades físicas.

Como reflexo dessas melhorias, percebe-se, por exemplo, uma pele mais saudável (com redução da acne) e até mesmo a perda de peso, pois a atividade física diária, junto de uma alimentação saudável, são o ponto máximo da solução para a eliminação de gordura extra.

Preparação para desintoxicar o fígado para emagrecer

É muito importante lembrar que não basta realizar esse processo por um dia ou um fim de semana e depois ingerir alimentos gordurosos.

Por isso, recomenda-se que, uma semana antes e uma depois, você faça uma dieta equilibrada com a ingestão de alguns alimentos que preparam o fígado.

Frutas

A uva possui açúcar natural que desempenha funções antioxidantes, ativando assim a limpeza e produção de bílis.

Já as maçãs possuem substâncias que ajudam a eliminar toxinas no aparelho digestivo, como a pectina. Sendo assim, o abacate também potencializa a limpeza e protege o fígado de uma sobrecarga de toxinas.

Legumes

As cenouras e beterrabas possuem flavonoides e betacaroteno, responsáveis por estimular a função hepática. A berinjela vai auxiliar na ativação das funções vesiculares.

Verduras

Escolha aquelas de folhas verdes devido à clorofila, que absorve toxinas presentes na corrente sanguínea. O resultado é a proteção do fígado.

Grãos integrais

Aveia, Linhaça e gergelim, por exemplo, possuem vitamina B e aumentam o desempenho do processo de metabolização das gorduras, assim como melhora o desempenho da função hepática.

Chá verde

O chá verde desempenha a função antioxidante devido a substância catequina. Também pode ser o chá branco ou preto, apenas deve-se evitá-los à noite porque contêm cafeína e podem prejudicar o sono.

Sucos para limpar o fígado

O processo como um todo leva cerca de duas semanas e meia. Isso, levando em consideração uma de preparação e outra após desintoxicação, somado aos dias do processo (no máximo três).

Suco de toranja, alho e gengibre

Para essa receita recomenda-se a realização durante um fim de semana. Como resultado terá o fortalecimento do seu sistema linfático.

Ingredientes

Toranja: 2 unidades;
Limão: 2 unidades;
Alho: 2 dentes;
Gengibre: 1 rodela;
Água: 300 ml;
Azeite de oliva: 2 colheres (sobremesa).

Modo de preparo

Fazer um suco com as toranjas e os limões;
Ralar o gengibre;
Amassar o alho;
Colocar no liquidificador todos os ingredientes e bater até que fique uniforme;
Beber antes de dormir (três noites seguidas).

Suco de laranja, alho e azeite

O alho é um excelente antibiótico natural e, misturado com a vitamina C da laranja, é ótimo para o fígado.

Ingredientes

Azeite de oliva: ¼ de xícara;
Laranja: ¼ de xícara de suco acabado de espremer;
Gengibre ralado: ½ colher (sopa);
Alho ralado: ½ colher (sopa).

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo;
Beber antes de dormir (três noites seguidas).

Cuidados a ter

É importante ressaltar que não deve-se repetir esse procedimento por mais de 3 vezes ao ano, fazendo intervalos de 4 meses, exceto com orientação do médico para fazer por mais tempo.

Antes de realizar o procedimento, consulte o seu médico para que ele possa avaliar as condições do seu organismo, para que o tratamento não tenha um efeito negativo.

Portanto, lembre-se que as dicas não substituem a consulta ao médico. Manter uma alimentação saudável, balanceada, e aliar exercícios físicos na rotina é essencial para a saúde e o bem-estar do organismo.

Fonte: Dicas Online

PODE LHE INTERESSAR