Receita Federal abre consulta a lote residual de restituição do IRPF

Entende como emitir CPF para incluir dependente no Imposto de Renda
Entende como emitir CPF para incluir dependente no Imposto de Renda – Foto: Reprodução

A Receita Federal abriu, nesta terça-feira (23), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda (IRPF) referente ao mês de fevereiro de 2021. O crédito bancário será realizado no dia 26 deste mês, para 113.121 contribuintes, totalizando mais de R$ 183 milhões.

>>Polícia Federal faz operação para desarticular esquema de fraudes no INSS

Segundo a Receita, desse total, R$ 86.729.160,73 serão pagos a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 2.641 de idosos acima de 80 anos, 19.221 cidadãos entre 60 e 79 anos, 1.611 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 6.580 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Também foram contemplados, o total de 83.068 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 10 de fevereiro deste ano.

>>IBGE abre inscrições para seleção de mais de 180 mil recenseadores

Como consultar?

Para consultar se a declaração está liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal no endereço (www.gov.br/receitafederal) e, no Portal e-CAC, o serviço Meu Imposto de Renda.

Se por acaso existir  inconsistências de dados identificadas pelo processamento, é possível fazer a auto regularização mediante entrega de uma declaração retificadora (com os dados corrigidos). A consulta também pode ser feita através  do aplicativo.

>>Governo anuncia 100 mil bolsas-auxílio para desempregados; veja quem tem direito

Lembrando que a restituição será creditada na conta corrente informada na declaração. Se o contribuinte não fizer o resgate, poderá requerer a restituição pela internet, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço “Meu Imposto de Renda”.

Se o valor não for creditado na conta informada?

A Receita ainda reforça que caso o valor não seja creditado na conta indicada, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a central de atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Também pode-se fazer o agendamento pelo Portal BB, acessando o endereço www.bb.com.br/irpf.

>>Abertas inscrições para mais de 8 mil vagas em 21 cursos gratuitos de qualificação

Sobre a Receita Federal

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Economia, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País.

>>INSS paga salário para segurados com NIS final 2 nesta terça-feira

Também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, a descaminho, a contrafação, a pirataria, o tráfico ilícito de entorpecentes e de drogas afins, o tráfico internacional de armas de fogo e munições, a lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores e outros ilícitos aduaneiros.

PODE LHE INTERESSAR