Receita de como fazer um pão de queijo caseiro perfeito

Receita de como fazer um pão de queijo caseiro perfeito
Receita de como fazer um pão de queijo caseiro perfeito – Foto: Namu Cursos/Divulgação

 

Receita de como fazer um pão de queijo caseiro perfeito. Fazer pão de queijo em casa é fácil. Uma vez aprendida a técnica, você pode até variar o tipo de queijo e de polvilho. Mas, para começar, fique no mineiro tradicional: queijo meia cura (nós usamos um de Araxá).

A receita abaixo, feita pelo professor Maurício Lopes, usa apenas polvilho azedo. Ela, claro, não é a receita “definitiva” de pão de queijo, há muitas possibilidades. É apenas uma aposta certeira. Veja como fazer!

Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180ºC.
  2. Aqueça o leite e a manteiga em uma panelina até levantar fervura.
  3. Jogue a mistura fervente no polvilho e mexa para fazer uma pasta.
  4. Junte o queijo ralado e misture. Coloque o ovo e misture novamente. Ajuste o sal.
  5. Modele os pães (com as mãos untadas com óleo) e asse em fogo médio até ficarem dourados.

Dica: Não se esqueça de preaquecer o forno. No forno frio, os pãezinhos ficam disformes e com a casca mole. E não tenha medo de assar – o pão de queijo é mais dourado do que amarelo. Para modelar as bolinhas, unte as mãos com óleo.

Veja também:Cinco receitas de pão de leite fofinho – rápido e fácil de fazer

Quer variar a receita?

Mantenha o modo de preparo, mude apenas os ingredientes – ao trocar o queijo, é preciso fazer algumas alterações nas proporções de gordura e de polvilho.

  • Pão de queijo de parmesão: 200g de parmesão ralado fino; 200 g de polvilho azedo, 40 ml de óleo de girassol; 100 ml de água, 1 ovo e sal a gosto.
  • Pão de queijo de provolone: 200g de provolone ralado; 200 g de polvilho azedo; 100 ml de leite; 40 g de manteiga; 1 ovo e sal a gosto.
  • Ou pão de queijo de queijo reino: 200g de queijo reino; 200 g de polvilho doce; 100 ml de leite; 40 g de manteiga; 1 ovo e sal a gosto.

Para pão de queijo, os queijos curados (bem duros, de ralar) são os melhores.

Leia também: Veja seis receitas de Pão de Mel com recheios diferentes e deliciosos

A função de cada ingrediente

● Polvilho | Os pães de polvilho azedo crescem um pouco mais e, quando esfriam, ficam mais secos. Os que levam polvilho doce são mais uniformes e densos.

● Queijo | Se for fresco, terá mais água, vai dar um pão mais pesado. Se for muito gorduroso, também. Quanto mais curado, melhor. Queijo bem duro, de ralar, é bom para pão de queijo.

● Gordura | Altera a textura da massa. Mais gordura deixa o pão mais macio. Gordura demais deixa o pão pesado. Pode ser óleo, manteiga e banha.

● Leite/água | A água e/ou o leite faz que o amido do polvilho inche e gelatinize – deixando a massa elástica. Com leite, ela fica mais pegajosa e mas difícil de modelar.

● Sal | Sua função é só mesmo dar gosto. A depender do queijo, ele pode ser dispensado da receita, por isso cuidado ao adicionar sal à massa.

● Ovo | Interfere na textura e leveza do pão. Ajuda o polvilho a estruturar a massa e é também responsável por reter os gases que se formam no miolo.

Fonte: Paladar | Estadão

PODE LHE INTERESSAR