Quem são os trabalhadores que podem adiantar saque do FGTS

Quem são os trabalhadores que podem adiantar saque do FGTS
Quem são os trabalhadores que podem adiantar saque do FGTS

Quem são os trabalhadores que podem adiantar saque do FGTS.

A Caixa liberou uma linha de empréstimos que pode ser utilizada junto com o saque-aniversário. Assim, parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser sacada.

>>FGTS: descubra qual tipo de saque pode ser feito para antecipar dinheiro

Trabalhadores nascidos entre agosto e dezembro podem solicitar o adiantamento de parte do FGTS. A função só vale, no entanto, para quem aderiu à modalidade de saque-aniversário. Confira como funciona.

A Caixa liberou uma linha de empréstimos que pode ser utilizada junto com o saque-aniversário. Assim, parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser sacada. Por isso, os nascidos entre janeiro e julho não conseguem solicitar, pois já receberam as parcelas do saque-aniversário.

>>FGTS 2021 ainda vai liberar 5 parcelas até o final do ano, veja datas

O empréstimo conta com taxa de juros mensal de 0,99%. A taxa anual de juros anual acumulados fica então em 12,54%.  O valor mínimo de empréstimo é R$ 2 mil, podendo ultrapassar R$ 6 mil em alguns casos. É possível adiantar até três anos de saques.

Veja como solicitar

Para contratar o crédito do FGTS, o cidadão deve seguir as seguintes etapas:

  • Baixar e acessar o aplicativo do FGTS;
  • Clicar em “linha de crédito”;
  • Informar o número de parcelas que se deseja antecipar e os respectivos valores;
  • Neste momento, é possível fazer uma simulação;
  • Caso se confirme o interesse no benefício, deve clicar em “contratar”;
  • Inserir a assinatura eletrônica;
  • Concluir o processo e guardar o comprovante.

>>Reajuste do FGTS: Defensoria quer revisão para todos os trabalhadores; entenda

Como sacar o FGTS no mês do meu aniversário?

Desde que foi lançado, o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem gerado dúvidas. Afinal de contas, quem pode sacar o dinheiro do Fundo na data do aniversário? Pensando nessa questão, aqui está uma explicação sobre o tema.

O FGTS é um dinheiro acumulado de acordo com o trabalho de cada brasileiro. Para ter direito a ele é necessário estar empregado com registro em carteira sob as normas trabalhistas. A Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT) prevê o pagamento de parcelas direto no FGTS.

>>Projeto que prevê saque do FGTS em determinada idade é aprovado

Quem faz esses pagamentos é o próprio empregador/empresa. Uma porcentagem do salário bruto do funcionário é destinada ao Fundo. Esse dinheiro fica em uma conta sob a tutela do governo. O montante acumulado serve como garantia.

É possível sacar o FGTS em algumas circunstâncias, como:

Saque do FGTS no mês de aniversário

O saque-aniversário é uma das possibilidades de ter acesso ao dinheiro do FGTS. Para isso, o trabalhador deve acessar o aplicativo “Meu FGTS” ou site da Caixa e fazer a opção pela modalidade.

>>FGTS: descubra 4 chances para sacar o dinheiro do Fundo

Ao selecionar o saque-aniversário, no entanto, o trabalhador fica impedido de sacar o FGTS pela rescisão. Só após 24 meses (2 anos) é possível retornar ao saque-rescisão.

Como solicitar o saque-aniversário:

O serviço está disponível pelo aplicativo FGTS, no site fgts.caixa.gov.br, no Internet Banking Caixa ou nas agências do banco. A migração não é obrigatória e quem não fizer a opção permanecerá na sistemática do saque-rescisão.

Quem optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderá receber o valor no mesmo ano de opção. Portanto, para quem nasceu em julho, ainda dá tempo de receber o pagamento em 2021.

>>FGTS: Saque-Aniversário 2021 possui datas disponíveis; veja calendário

Quando posso sacar meu FGTS na modalidade saque-aniversário?

Os valores do saque-aniversário ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente ao do cadastramento. Caso o trabalhador não saque o recurso até essa data, ele volta automaticamente para a conta no FGTS.

Qual valor pago pelo saque-aniversário?

Ao fazer a opção pela modalidade, o trabalhador poderá sacar uma porcentagem do FGTS disponível. Além disso, o valor será acrescido de uma parcela adicional, conforme a tabela:

Quem são os trabalhadores que podem adiantar saque do FGTS

Fonte: Edital Concursos Brasil

PODE LHE INTERESSAR