Quem está no Cadastro Único mas não recebe Bolsa Família vai receber Auxílio Brasil?

Quem está no Cadastro Único mas não recebe Bolsa Família vai receber Auxílio Brasil?
Quem está no Cadastro Único mas não recebe Bolsa Família vai receber Auxílio Brasil? – Foto: LUIS LIMA JR/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Quem está no Cadastro Único mas não recebe Bolsa Família vai receber Auxílio Brasil?

A inscrição no Cadastro Único é um dos requisitos para receber o Auxílio Brasil. No entanto, isso não garante que todas as famílias inscritas serão selecionadas para o substituto do Bolsa Família. De acordo com o Ministério da Cidadania, para isso, também é necessário atender a outros critérios.

>>Entenda porque inscrição no Cadastro Único não garante Auxílio Brasil

Atualmente, o programa beneficia 14 milhões de famílias. Mas a expectativa do governo federal é de que esse número seja ampliado para 17 milhões a partir de dezembro. Esse aumento, entretanto, ainda depende da aprovação da  PEC dos Precatórios para abrir espaço no Orçamento e, assim, viabilizar o pagamento dos benefícios.

>>Cadastro Único é requisito para receber Auxílio Brasil; como se inscrever?

Todas as famílias já beneficiárias do Bolsa Família serão incluídas automaticamente no Auxílio Brasil, sem a necessidade de recadastramento. Na última segunda-feira (8/), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou um decreto que regulamenta o novo programa . Serão atendidas por ele pessoas em situação de extrema pobreza, com renda de até R$ 100 por mês, ou em situação de pobreza, com renda de até R$ 200 mensais.

>>Caixa libera calendário de pagamento do Auxílio Brasil para novembro

Ainda assim, é importante manter o Cadastro Único atualizado

Para receber o Auxílio Brasil, é preciso estar com o Cadastro Único atualizado. Na última semana, algumas capitais registraram filas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) . Milhares de brasileiros queriam consultar e atualizar suas informações na base de dados do governo.

>>Casa própria: Caixa realiza venda de imóveis pela internet

No entanto, a consulta pode ser feita diretamente de casa, no  site oficial do Cadastro Único ou no aplicativo “Meu CadÚnico”. Caso as informações estejam incorretas, é preciso atualizá-las no CRAS mais próximo. Se o cadastro tiver sido atualizado há menos de 2 anos e não houve mudanças de endereço, renda ou de outras informações da família, não é necessário realizar outra atualização.

PODE LHE INTERESSAR