Queimação nasal após os exercícios causas e tratamento

Queimação nasal após os exercícios: causas e tratamento
Queimação nasal após os exercícios: causas e tratamento. © Shutterstock

Queimação nasal após os exercícios: causas e tratamento

A queimação no nariz após o exercício pode ser causada por várias coisas, incluindo nariz seco, rinite alérgica ou rinite induzida por exercícios. Existem várias opções de tratamento que permitem que você se exercite sem desconforto, como modificação de atividades, medicamentos e sprays de solução salina.

Por que o exercício causa queimação no nariz?

Várias mudanças ocorrem no nariz enquanto você se exercita. Conforme sua freqüência cardíaca aumenta, ela causa vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos). Isso aumenta o volume nasal, permitindo mais ventilação no nariz e no corpo, de acordo com uma revisão de setembro de 2019 no European Medical Journal.

+ Caminhar é fácil pra você? Cuidado com esses seis erros comuns

O ambiente em que você se exercita pode causar queimação no nariz. Aqueles que se exercitam em um ambiente frio, como jogadores de hóquei ou snowboard, ou aqueles que correm ao ar livre no frio, têm maior probabilidade de apresentar sintomas, incluindo queimação ou rinorreia, devido à hipersecreção glandular .

Os atletas que se exercitam ao ar livre em uma área com pólen e outros alérgenos podem sentir queimação nasal devido à rinite alérgica. Se você se exercitar onde há poluição do ar, como poeira, mofo, fumo passivo ou perfumes fortes, isso pode causar rinite “não alérgica”.

+ 3 remédios naturais para curar o fígado gordo – receitas caseiras

Alterações hormonais durante a menstruação, certos medicamentos e até mesmo infecções virais também podem causar esses sintomas, por isso é importante falar com seu médico e determinar a causa.

Rinite causada por treinamento

Se você sentir queimação no nariz após o exercício, junto com outros sintomas, como olhos lacrimejantes ou coriza, você pode estar tendo rinite alérgica. Isso geralmente é sazonal, e seu médico pode fazer testes para descobrir quais alérgenos o afetam. Os medicamentos para alergia podem proporcionar um alívio significativo.

Se você é alérgico ao pólen em certas épocas do ano, evite fazer exercícios ao ar livre. Mude sua rotina para locais cobertos durante esses períodos.

+ Incluir esses alimentos em sua dieta ajuda a eliminar celulite e perder peso

A rinite induzida por exercícios é considerada não alérgica porque seus sintomas não são causados ​​por alérgenos no ambiente. Em vez disso, eles são desencadeados por exercícios, de acordo com um estudo de caso de novembro de 2018 no Annals of Asthma, Allergy & Immunology. A inflamação nas vias nasais pode causar queimação no nariz ou espirros, coriza, coceira e congestão nasal, todos causados ​​por exercícios.

O tratamento da rinite induzida por exercícios pode incluir corticosteroides intranasais, descongestionantes e anti-histamínicos. Se você costuma nadar, usar um clipe nasal também pode ajudar a melhorar seus sintomas. Como os pesquisadores apontam, esses tratamentos medicinais podem ter efeitos colaterais, como sonolência, que podem interferir na sua rotina de exercícios.

+ Alterações hormonais, infecções e outras razões pelas quais seus pés incham

Alívio do nariz seco

Alergias, problemas de sinusite ou mudança no clima podem causar queimação nasal e secura após o exercício. Certifique-se de beber bastante água antes e depois dos exercícios para se manter hidratado . Evite bebidas com muito açúcar, pois isso pode desidratar você ainda mais.

Considere o uso de um umidificador em seu quarto à noite durante os meses frios do inverno para manter a umidade do ar. Certifique-se de limpar o umidificador duas vezes por semana para evitar o crescimento de mofo e bactérias.

+ Quem faz a dieta do vinho pode perder até 6 kg em 15 dias

Um spray nasal de soro fisiológico vendido sem prescrição médica muitas vezes pode aliviar a secura e a queimação do nariz. Evite o uso prolongado de sprays descongestionantes, que podem contribuir para o problema. Sprays salinos são geralmente seguros. Você também pode aplicar uma pequena quantidade de hidratante à base de água no nariz para aliviar.

Evite usar vaselina no nariz , pois pode causar problemas pulmonares se atingir os pulmões. Se ainda quiser usar, aplique uma pequena quantidade com um cotonete.

PODE LHE INTERESSAR