Que o calor não te derrote! Dicas para se manter hidratado o tempo todo

Que o calor não te derrote! Dicas para se manter hidratado o tempo todo
Que o calor não te derrote! Dicas para se manter hidratado o tempo todo. © Freepik

Que o calor não te derrote! Dicas para se manter hidratado o tempo todo

Com as ondas de calor desse final de verão é muito importante prestar atenção especial à hidratação do corpo, pois embora a água seja parte essencial do nosso dia a dia, nesta temporada é ainda mais necessário beber bastante líquido. A água é essencial para o bom funcionamento do organismo, por isso, embora seja necessário bebê-la durante todo o ano, o aumento da temperatura do ambiente faz com que uma maior quantidade de líquidos seja perdida.

Não é necessário que beba apenas água durante o dia, pois também pode tirar proveito de várias frutas e vegetais que contêm uma boa quantidade de água, para que possa aproveitar as frutas da época que em geral têm uma boa quantidade de líquidos.  Ir ao banheiro, praticar esportes, ajudar o funcionamento dos órgãos do corpo e até mesmo respirar, são algumas das formas pelas quais o corpo perde líquidos, daí a importância de repor os mesmos de maneira adequada.

>>Aproveite os benefícios da dieta mediterrânea com esta deliciosa salada

Como se manter hidratado o dia todo

Uma das recomendações que mais ouvimos é beber pelo menos dois litros de água por dia , porém, com o aumento das ondas de calor intensas, ações especiais devem ser tomadas para ajudar o corpo a se manter em boas condições. Os sintomas comuns de que precisamos de um pouco de água incluem:

  • Urina de cor escura ou falta de vontade de urinar
  • Lábios e boca secos
  • Sonolência, sonolência ou fadiga sem causa aparente
  • Sede extrema
  • Dores de cabeça regulares
  • Vertigem
  • Tontura 
  • Sensação corajosa na área da garganta

>>Queime gordura e recupere o corpo consumindo estas 5 frutas

Basta estar atento aos sinais que o corpo nos envia , pois a primeira necessidade de beber água é um bom momento para hidratar, mas estando sujeito a grandes períodos de stress ou simplesmente pelo mau hábito de não beber água regularmente, um ou mais sinais podem ser perdidos. Aqui estão algumas dicas simples para se manter hidratado o dia todo, mesmo se você não costuma beber água regularmente.

Leva uma garrafa com você

Carregar uma garrafa de água fará com que seja mais fácil manter-se hidratado, principalmente se você colocá-la bem na sua frente em sua área de trabalho, mesmo aos poucos isso se tornará um hábito. Lembre-se de que gole por gole você pode atingir a meta. 

Evite refrigerantes ou sucos

Se sentir sede durante o dia, é melhor evitar refrigerantes ou sucos embalados, pois contêm uma grande quantidade de açúcar que só prejudicará sua saúde. Não é que os elimine definitivamente mas sim que os consome moderadamente, pode até preparar as suas próprias bebidas com água mineral ou ainda adicionar um pouco de fruta à água natural para melhorar o seu sabor. 

>>5 chás que o ajudarão a combater os desconfortos causados ​​pela gastrite

Não espere ter sede

Embora a sede seja uma indicação clara de que seu corpo precisa de água, é melhor não esperar até que apareça esse sinal, lembre-se de beber pelo menos um copo de água a cada hora, você pode até agendar um lembrete e começar a torná-lo um hábito. 

Água, primeira coisa do dia

Certifique-se de que a primeira coisa que você faz ao se levantar é beber pelo menos um copo d’água, já que o corpo passou um longo período sem beber ou tomar nada, também é uma forma de começar a ativar o corpo para começar o dia com energia e força renovada para iniciar suas atividades do dia. 

Traga frutas

Carregar uma fruta na mochila ou bolsa é uma boa forma de se manter hidratado durante o dia, pois além de ser fácil de transportar, é um lanche saudável entre as refeições. 

PODE LHE INTERESSAR