Quatro alimentos que contêm nicotina e você não sabia

Quatro alimentos que contêm nicotina e você não sabia
Quatro alimentos que contêm nicotina e você não sabia © Pixabay

Quatro alimentos que contêm nicotina e você não sabia.

A nicotina é uma substância que associamos automaticamente ao tabaco: é a substância química que gera dependência aos cigarros.

7 alimentos que ajudam a combater a pele oleosa

A folha desta planta é, nesse sentido, a principal fonte dessa substância. No entanto, não é o único vegetal na natureza que o contém. De fato, está presente em alguns dos vegetais mais comuns em nossas cozinhas.

Embora cause apenas um leve efeito estimulante em humanos e possa causar dependência, a nicotina é uma defesa natural dessas plantas: é uma neurotoxina que afeta especialmente os insetos. De qualquer forma, a quantidade de nicotina que os seres humanos absorvem através da dieta é muito baixa e, em nenhum caso, gera problemas de saúde.

Cuscuz: saiba tudo sobre esse superalimento que fica pronto em 3 minutos

Veja a seguir, quatro vegetais que comemos com freqüência e que não sabíamos que continham nicotina.

Tomate

Esta fruta, que não cultiva vegetais, é uma das mais presentes na dieta mediterrânea. Como a maioria das frutas, é hipocalórica, pois seu conteúdo fundamental é a água.

No entanto, contém um grande número de vitaminas e minerais, o que o torna um alimento muito saudável, apesar do baixo teor de nicotina.

7 superalimentos para incluir na dieta: combatem vírus e bactérias

A Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) destaca o conteúdo de tomate nas vitaminas C, A e licopeno. Esta última substância é um poderoso antioxidante e, em algumas variedades – como tomate de pera – a concentração é maior. “O tomate triturado ou cozido e sua combinação com o óleo melhoram a absorção do licopeno em nosso corpo”.

Batatas

O enfeite onipresente também é um daqueles alimentos que contêm algum conteúdo de nicotina. A presença dessa substância nas batatas é anedótica, mas é importante reduzir o consumo desse alimento. É um produto que comemos com freqüência, mas possui muito amido e pouca fibra, o que determina um alto índice glicêmico.

Segundo a FEN, a batata é uma fonte de vitamina C, mas não é usada. A batata deve ser cozida para que possa ser bem digerida e, nesse processo, a vitamina C, que é uma substância termossensível, é perdida. “Para preservar seu conteúdo, é aconselhável cozinhá-lo no vapor ou assá-lo (embrulhado em papel alumínio).”

Conheça cinco alimentos que causam mau hálito

Pimentos

Este vegetal, que pode ser encontrado em diferentes cores e sabores, também é outro com um certo teor de nicotina.

Como os outros, esse conteúdo é baixo e os benefícios do próprio alimento o tornam benéfico e recomendado. A FEN destaca deste vegetal seu conteúdo em vitaminas C e B6 e beta-carotenos.

Quer emagrecer? 4 alimentos que as mulheres NÃO devem comer

Berinjela

Finalmente, este vegetal roxo – embora também possa ser encontrado em branco, roxo, preto, amarelo e vermelho – também possui um pequeno teor de nicotina.

Obviamente, como todos os anteriores, é escasso e seu consumo é recomendado. De qualquer forma, a nicotina não é a única toxina que esse vegetal contém.

Se você quer emagrecer deve evitar esses três grupos de alimentos

Como diz a FEN , “a berinjela contém uma certa quantidade de um alcaloide tóxico chamado solanina, que aparece muito mais nas partes verdes da planta e nos frutos imaturos. A solanina desaparece com o calor, de modo que uma berinjela maduros bem preparados e cozidos não representam o menor risco “.

PODE LHE INTERESSAR