Quarta-feira de cinzas: Por que é costume jejuar nesta data?

Quarta-feira de cinzas: Por que é costume jejuar nesta data?
Quarta-feira de cinzas: Por que é costume jejuar nesta data? Foto: Shutterstock

Quarta-feira de cinzas: Por que é costume jejuar nesta data?

A Quarta -Feira de Cinzas é uma festa mutável, porque acontece sempre em data diferente, coincide com a terça-feira gorda e marca o início da Quaresma, período de penitência para todos os fiéis à religião católica. Durante este dia, são aplicadas cinzas de buquês abençoados, como um sinal da efemeridade da vida terrena e da importância da vida em Deus além da morte.

>>Sofre de diabetes? Com este aplicativo você pode controlar os níveis de glicose

O jejum nestes dias é fazer apenas uma boa refeição por dia, há uma tradição em algumas comunidades católicas praticantes, esta é obrigatória a partir dos 18 anos juntamente com a abstinência , que se baseia numa alimentação que não inclui carnes.

>>Aprenda a proteger seus eletrodomésticos contra queda de energia

Estes ritos e tradições relacionados com a alimentação simbolizam um meio de purificação para iniciar a Quaresma como um período de penitência, desta forma, o perdão é pedido por qualquer ofensa cometida na busca de uma vida de gratidão e comunhão com Deus.

>>Sem tempo para o almoço? Prepare esta abobrinha rápida no micro-ondas

O jejum nestes dias tradicionalmente ocorre ao longo da manhã e da tarde até a noite, tradição que no dia seguinte se repete, porém, com o passar do tempo alguns ramos da  religião afrouxaram as regras do jejum para que não seja tão severo.

PODE LHE INTERESSAR