Qual é a melhor dieta para evitar o efeito rebote?
O tempo todo estamos assistindo, ouvindo ou lendo sobre todas as dietas da moda, aquela Keto que meu primo fez, o Detox do vizinho, aquele do influenciador do Instagram e assim estamos nos enchendo de meia informação sobre dietas “maravilhosas” do nosso tempo que estão mudando e evoluindo, na maioria das vezes não sabemos como funcionam, o que fazem no nosso corpo e se podem ter alguma consequência na nossa saúde.
Antes de investigar qual dieta funciona melhor, vou lhe dar a lição mais valiosa que eles poderiam me dar quando comecei minhas caminhadas ao nutricionista, um médico me disse um dia “para cuidar bem é preciso saber que cada corpo é um universo diferente e não existem fórmulas mágicas”.
>>7 alimentos que o ajudarão a melhorar seu sono e dormir como um anjo
É muito comum que esses tipos de dietas que prometem que você estará “em forma, saudável e com um peso adequado” em um período muito curto de tempo, normalmente são dietas restritivas em algum nutriente essencial, sejam carboidratos, proteínas ou gorduras, além de se tornarem insustentáveis no longo prazo, podem ser arriscados para pessoas que decidem praticá-los sem informações suficientes, com o único propósito de perder peso rapidamente.
Restringir o consumo de certos grupos de alimentos ou encorajar o excesso de um único grupo pode causar:
>>Mousse de frutas vermelhas Keto, sobremesa fácil e pronta em 10 minutos
- Deficiências de nutrientes (vitaminas e minerais)
- Tontura
- Diarreia
- Desidratação
- Danos ao rim ou função hepática
- Problemas de tireoide, entre outros.
Na maioria das vezes, esses tipos de dietas da moda são usados para perda de peso, mas podem causar o chamado efeito “rebote”, que gera um ciclo de altos e baixos que é arriscado não apenas no nível físico, mas também no emocional. ser capaz de mudar a forma como vemos nosso corpo, o que pode desencadear transtornos alimentares.
>>Pizza de cenoura, um jantar para cuidar do seu peso
O mais importante para que uma alimentação seja funcional e sustentável a longo prazo , é gerar um bom relacionamento com a nossa alimentação, manter um equilíbrio entre os grupos alimentares e que se adapte às necessidades individuais, tanto físicas como de estilo de vida; uma dieta adequada é aquela que o convida a fazer as mudanças que faz sentir bem, que lhe ensinará a escolher as melhores opções alimentares, bem como as técnicas culinárias que mais se adequam a si.
Você sabe que a dieta que ingere é a correta quando se sente mais enérgico, com melhor digestão, sono profundo e reparador, seu humor melhora e se sente motivado a continuar o que está fazendo.
>>5 benefícios da banana que você não conhecia e que vão te surpreender
Lembre-se sempre que antes de tomar qualquer decisão a respeito de sua alimentação, você deve consultar um nutricionista, acompanhar suas mudanças com atividades físicas, e sempre ter cuidado com as informações que consome das redes sociais sobre dietas e emagrecimento, principalmente se você convive com uma doença crônica doença degenerativa.