
Quais são os benefícios do ômega 3 e em que alimentos ele é encontrado?
Falar sobre o consumo de gordura no corpo nem sempre se refere às gorduras que nos fazem engordar ou que no final do dia fazem mal ao nosso corpo. A ingestão de gorduras também desempenha um papel determinante na saúde do nosso organismo, sendo elas as conhecidas popularmente como “gorduras boas”, aquelas que se obtêm a partir de determinados alimentos que não podem faltar na nossa alimentação diária.
Segundo o portal Medline Plus , o ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito necessária para fortalecer os neurônios, manter o coração saudável e protegido para evitar derrames. Este tipo de ácido graxo não ocorre naturalmente (como a vitamina D), por isso é necessário ingerir alimentos que contenham uma boa quantidade de ômega 3, como peixes e algumas sementes.
>>Perca peso rápido e sem tantos sacrifícios com chá de alecrim
Entre os benefícios que podemos encontrar no consumo de ômega 3 está que reduz os triglicerídeos no sangue, reduz o risco de desenvolver arritmias – batimentos cardíacos irregulares -, reduz a acúmulo de placa, tipo de substância que é formada a partir de gordura, colesterol e cálcio, que endurece e bloqueia as artérias, causando sérios problemas de saúde.
Alimentos ricos em ômega 3
Felizmente, o Omega 3 é muito fácil de encontrar em alguns alimentos que podem ser encontrados facilmente nos mercados e supermercados locais. Embora também possa ser alcançado através de certos suplementos nutricionais, mas em geral a recomendação de especialistas é procurá-lo na sua forma mais natural possível, a menos que o médico nos peça para consumir algum tipo de suplemento.
>>Tem alergia ao ovo? 7 alimentos saudáveis para substituí-los nas refeições
Óleos vegetais
Azeite de oliva, gergelim, coco, linhaça, noz, entre tantos outros, são uma boa opção para obter uma boa quantidade de ômega 3 (5 a 10% do total de calorias da dieta diária). É preciso aprender a ler muito bem os rótulos, pois cada um desses óleos tem propriedades únicas e existem até alguns com maior ou menor quantidade desse tipo de gordura.
Azeite de oliva
Embora já o tenhamos mencionado, o azeite é um dos óleos vegetais que merece destaque. É um dos ingredientes mais utilizados na dieta mediterrânea, um dos mais completos e recomendados por vários especialistas em nutrição e saúde.
>>10 alimentos que te ajudarão a cuidar da microbiota intestinal e evitar doenças
Peixe Azul
Já ouvimos falar em mais de uma ocasião sobre todos os benefícios do consumo de peixes gordurosos, e não é de admirar, pois é um dos produtos com maior quantidade de gorduras boas para o corpo. Peixes como sardinha, atum e salmão estão entre os produtos que mais contêm ômega 3.
Sementes e nozes
As sementes de linho e chia são as que mais fornecem ômega 3, por isso seu consumo ganhou popularidade nos últimos anos. Por sua vez, as nozes são uma boa fonte de energia e ricas em gorduras boas, sendo as nozes as que mais proporcionam benefícios para o corpo.
>>Grão de bico com bacalhau, a melhor forma de degustar este peixe
Vegetais de folhas verdes
O ômega 3 também está muito presente nos vegetais, principalmente naqueles com folhas verdes, como o espinafre e até a alface que consumimos regularmente.
Abacate
Embora seja um produto pouco apreciado por todos, principalmente por sua textura um tanto cremosa, o abacate é uma das melhores fontes de ômega 3, o que o torna ideal para começar a incluir em saladas, sanduíches ou mesmo em um molho para acompanhar o seu prato preferido.