Quais são os benefícios do ômega 3 e em que alimentos ele é encontrado?

Quais são os benefícios do ômega 3 e em que alimentos ele é encontrado?
Quais são os benefícios do ômega 3 e em que alimentos ele é encontrado? © Freepik

Quais são os benefícios do ômega 3 e em que alimentos ele é encontrado?

Falar sobre o consumo de gordura no corpo nem sempre se refere às gorduras que nos fazem engordar ou que no final do dia fazem mal ao nosso corpo. A ingestão de gorduras também desempenha um papel determinante na saúde do nosso organismo, sendo elas as conhecidas popularmente como “gorduras boas”, aquelas que se obtêm a partir de determinados alimentos que não podem faltar na nossa alimentação diária.

Segundo o portal Medline Plus , o ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito necessária para fortalecer os neurônios, manter o coração saudável e protegido para evitar derrames. Este tipo de ácido graxo não ocorre naturalmente (como a vitamina D), por isso é necessário ingerir alimentos que contenham uma boa quantidade de ômega 3, como peixes e algumas sementes.

>>Perca peso rápido e sem tantos sacrifícios com chá de alecrim

Entre os benefícios que podemos encontrar no consumo de ômega 3 está que reduz os triglicerídeos no sangue, reduz o risco de desenvolver arritmias – batimentos cardíacos irregulares -, reduz a acúmulo de placa, tipo de substância que é formada a partir de gordura, colesterol e cálcio, que endurece e bloqueia as artérias, causando sérios problemas de saúde.

Alimentos ricos em ômega 3

Felizmente, o Omega 3 é muito fácil de encontrar em alguns alimentos que podem ser encontrados facilmente nos mercados e supermercados locais. Embora também possa ser alcançado através de certos suplementos nutricionais, mas em geral a recomendação de especialistas é procurá-lo na sua forma mais natural possível, a menos que o médico nos peça para consumir algum tipo de suplemento.

>>Tem alergia ao ovo? 7 alimentos saudáveis ​​para substituí-los nas refeições

Óleos vegetais

Azeite de oliva, gergelim, coco, linhaça, noz, entre tantos outros, são uma boa opção para obter uma boa quantidade de ômega 3 (5 a 10% do total de calorias da dieta diária). É preciso aprender a ler muito bem os rótulos, pois cada um desses óleos tem propriedades únicas e existem até alguns com maior ou menor quantidade desse tipo de gordura. 

Azeite de oliva

Embora já o tenhamos mencionado, o azeite é um dos óleos vegetais que merece destaque. É um dos ingredientes mais utilizados na dieta mediterrânea, um dos mais completos e recomendados por vários especialistas em nutrição e saúde. 

>>10 alimentos que te ajudarão a cuidar da microbiota intestinal e evitar doenças

Peixe Azul

Já ouvimos falar em mais de uma ocasião sobre todos os benefícios do consumo de peixes gordurosos, e não é de admirar, pois é um dos produtos com maior quantidade de gorduras boas para o corpo. Peixes como sardinha, atum e salmão estão entre os produtos que mais contêm ômega 3. 

Sementes e nozes

As sementes de linho e chia são as que mais fornecem ômega 3, por isso seu consumo ganhou popularidade nos últimos anos. Por sua vez, as nozes são uma boa fonte de energia e ricas em gorduras boas, sendo as nozes as que mais proporcionam benefícios para o corpo. 

>>Grão de bico com bacalhau, a melhor forma de degustar este peixe

Vegetais de folhas verdes

O ômega 3 também está muito presente nos vegetais, principalmente naqueles com folhas verdes, como o espinafre e até a alface que consumimos regularmente. 

Abacate

Embora seja um produto pouco apreciado por todos, principalmente por sua textura um tanto cremosa, o abacate é uma das melhores fontes de ômega 3, o que o torna ideal para começar a incluir em saladas, sanduíches ou mesmo em um molho para acompanhar o seu prato preferido. 

PODE LHE INTERESSAR