Quais são as contribuições do atum para sua dieta?

© Freepik

Quais são as contribuições do atum para sua dieta?

De todos os peixes que podemos consumir, o atum entra na lista dos mais recomendados por ser nutritivo e muito econômico. Neste artigo, explicaremos as principais contribuições do atum para sua dieta.

Você descobrirá que incluir um pedaço médio de atum em sua dieta semanal é uma ótima ideia. A única coisa que recomendamos é evitar o atum em lata, pois contém sal em excesso e conservantes.

+Bálsamo caseiro para estimular o crescimento do cabelo

Melhora a saúde do seu coração

A primeira das contribuições do atum para sua dieta é o ômega 3. O atum contém 1 mg de ômega 3 por 100 gramas. Este mineral é um ácido que o corpo humano não consegue produzir por conta própria e é necessário para:

  • Mantém os vasos sanguíneos em boas condições.
  • Reduz o colesterol nas artérias.
  • Reduz o risco de ter um ataque cardíaco.

+Limpe as suas panelas com essa dica fácil e eficaz

Para obter o máximo benefício é necessário que, ao cozinhar o atum, o faça com o mínimo de gordura possível.

Reduz o risco de câncer

Foi descoberto que as gorduras poliinsaturadas de peixes ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.

Se houver histórico dessa doença em sua família, recomendamos adicionar pelo menos uma porção de peixe à sua dieta semanal. Idealmente, você deve ter entre duas e três porções. Lembre-se de que também é importante manter uma comunicação constante com seu médico, principalmente se seus antecedentes forem parentes diretos (pais, avós ou irmãos).

+Prepare croquetes de batata e menta em menos de 30 minutos

Ajuda a aumentar sua massa muscular

O atum possui 12% de gordura em seus componentes, por isso é perfeito para complementar uma rotina de exercícios que busca reduzir a gordura acumulada.

Uma lata média de atum de 250 gramas tem metade das vitaminas necessárias para o cuidado muscular recomendado, por isso costuma ser uma parte fundamental da dieta dos atletas.

+Descubra quais são as comidas do mês de setembro

Para obter as contribuições do atum na sua dieta neste sentido, é importante que o acompanhe com grãos e vegetais para complementar as vitaminas e minerais.

Além disso, quando acompanhado de carboidratos de qualidade (batata, arroz ou macarrão de trigo integral), você ganha energia para realizar sua rotina esportiva.

+Remova manchas, sardas e rugas de forma natural

Melhora a função cerebral e retarda sua deterioração

Outra contribuição do atum para sua dieta é que ele ajuda com a memória semântica e de longo prazo. É altamente recomendável que você o consuma com frequência se seu trabalho exigir que você leia e memorize.

O consumo frequente de ômega 3 encontrado no atum e em outros peixes também ajuda a prevenir o mal de Alzheimer, se consumido no início da vida.

+Receita de bolo de rolinho de atum recheado com mussarela

Claro, é importante que você se lembre de que esta doença não pode ser interrompida. Portanto, uma vez que você começa a sofrer de Alzheimer, é possível retardar o processo de deterioração, mas não curá-lo.

Fortalece seu sistema imunológico

Outras contribuições do atum para sua dieta são manganês, zinco, selênio e vitamina C. Todos esses elementos são antioxidantes que melhoram a capacidade do sistema imunológico de combater doenças.

+Cheesecake de chocolate branco é uma delícia cheia de boas sensações 

Lembre-se de que os antioxidantes ajudam a reduzir a quantidade de radicais livres. Eles afetam seu corpo no nível celular e podem deixá-lo sujeito ao desenvolvimento de doenças.

Ajuda a combater a depressão

Você costuma ter mudanças de humor e foi forçado a tomar medicamentos para isso? Embora os medicamentos tenham uma razão de ser e você não deva interrompê-los, consumir atum ajudará a estabilizar seu humor.

+Como fazer um soro caseiro para proteger e nutrir o cabelo

De acordo com um estudo, as mulheres podem estabilizar as alterações hormonais que causam a depressão com a ajuda de ômega 3.

Melhora a sua circulação

Entre as contribuições do atum para sua dieta estão a vitamina B e o ferro. Ambos ajudam a fortalecer o sistema cardiovascular, melhorar a qualidade das células sanguíneas e reduzir os problemas de circulação.

+Quer perder peso? Aprenda a como funciona a dieta do pão

Você está tendo problemas com veias varicosas ou hematomas sem justificativa? Nesse caso, você deve verificar com seu médico o que está acontecendo com sua circulação e adicionar uma porção de atum e outros peixes à sua dieta. A vitamina B também ajuda:

  • Fortalece ossos e músculos.
  • Contribui para a prevenção de doenças.
  • Promove o crescimento das crianças.
  • Melhora a saúde dos seus olhos

Você já ouviu falar sobre degeneração macular? Se for esse o caso porque você ou alguém da sua família sofre com isso, saiba que a dieta pode fazer muito para prevenir o seu avanço e o da cegueira.

+Aprenda a ativar sua digestão com baunilha

Os ômega 3 são excelentes aliados nesse aspecto. Claro que você pode optar por consumir um suplemento, mas lembre-se que o ômega 3 direto dos alimentos é muito melhor, pois não passou por processos industriais e é fresco.

Dicas para aproveitar as contribuições do atum para sua dieta

Procure atum fresco sempre que puder.

Acompanhe com uma boa porção de vegetais, grãos e carboidratos de boa qualidade.

Evite adicionar gorduras e temperos com muito sal. Seu sabor característico combina perfeitamente com ervas como manjericão ou hortelã.

Inclua-o em sua dieta pelo menos uma vez por semana.

+Água de berinjela com limão para perder peso

Você consome atum regularmente? Agora que você conhece todos os benefícios que ela traz, aconselhamos que esteja mais presente em sua alimentação. Além disso, lembre-se de que você pode compartilhar suas receitas conosco.

PODE LHE INTERESSAR