Quais alimentos contêm acrilamida e quais são seus riscos

Quais alimentos contêm acrilamida e quais são seus riscos
Quais alimentos contêm acrilamida e quais são seus riscos ©PxHere

Quais alimentos contêm acrilamida e quais são seus riscos

A acrilamida é tóxica para a nossa saúde e provém de alguns alimentos que comemos com frequência. Se você quer saber como sua ingestão o afeta, não perca detalhes do que falamos a seguir.

Conheça a acrilamida

Segundo artigo do portal WebConsultas, a acrilamida é uma substância produzida durante o cozimento ou fritura de alimentos ricos em carboidratos, como pão, batata ou biscoito.

+Por que tomar banho à noite é melhor para sua beleza?

Especificamente, a acrilamida é um dos resultados da quebra da asparagina, um dos aminoácidos presentes nos carboidratos. Além da acrilamida, a asparagina também se decompõe em açúcares naturais.

A existência da acrilamida vem desde a década de 1950, sendo utilizada em diversos processos industriais.

Riscos associados à acrilamida

Experimentos com animais de laboratório confirmaram que a acrilamida aumenta o risco de câncer e mutações genéticas. No entanto, não se sabe exatamente qual é a proporção de acrilamida que seria necessária para ser tóxica.

+Emagreça com saúde: prepare estes smoothie que ajuda a perder peso

A verdade é que a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer incluiu a acrilamida na categoria oficial 2, ou seja, no grupo das ” substâncias provavelmente cancerígenas para o homem “.

Como regular a acrilamida na dieta

Eliminar completamente a acrilamida de nossa dieta é muito difícil porque essa substância pode começar a se formar a 100 graus Celsius, uma temperatura muito fácil de atingir na cozinha. Portanto, sempre haverá um pouco de acrilamida em alguns alimentos.

+Descubra os “superpoderes” da Aloe Vera (babosa) congelada

Apesar do exposto, ainda é recomendável reduzir a temperatura de cozimento dos alimentos mais suscetíveis à geração de acrilamida, bem como o tempo em que esses alimentos são preparados.

Em conclusão, a acrilamida é uma substância que é preferível manter sob controle em nossa dieta para regular ao máximo o risco de desenvolver câncer ou vários problemas de saúde.

PODE LHE INTERESSAR