Prova de vida do INSS: o que é e quando tenho que fazer em 2021?

INSS não vai bloquear pagamentos por falta de prova de vida - entenda
INSS não vai bloquear pagamentos por falta de prova de vida – entenda – Reprodução

O Instituo Nacional do Seguro Social (INSS), manterá a Prova de Vida suspensa até o final deste mês. Contudo, é bom reforçarmos alguns pontos importantes para a realização desse procedimento.

Em novembro do ano passado, o INSS publicou a suspensão da prova de vida para pessoas que dependem do recadastramento dela para receber o benefício.

Benefícios que serão pagos?

O INSS liberou os benefícios de dezembro e está pagando os de janeiro sem essa exigência.

De acordo com a Lei, todos os beneficiários do INSS precisam fazer essa comprovação para o governo, atestando que estão vivos.

Como é feita esta comprovação? 

Para comprovação de vida é necessário que o beneficiário compareça a uma agência do INSS ou em instituições bancárias que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.

Já para aquelas pessoas que têm dificuldade para se locomover poderá ser feita esta prova de vida na própria casa do beneficiário.

É possível comprovar a prova de vida no banco? 

De acordo com o INSS e a Federação Brasileira de Bancos – Febraban se o segurado preferir pode realizar esta comprovação ao banco.

A Febraban ainda reforça que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários que pretendem renovar suas senhas.

Quais são os bancos que estão disponíveis para fazer o procedimento:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  • Itaú;

O conselho para os segurados é  estar sempre  atentos aos horários pois algumas agências têm horário especial para esse tipo de atendimento. Portanto, o beneficiário deve entrar em contato com a agência do INSS ou bancária e procurar se informar sobre o horário de atendimento para o procedimento.

Orientações referentes ao processo de recadastramento 

De acordo com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, foi publicada a instrução normativa no Diário Oficial determinando os procedimentos para o processo de recadastramento dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. A prova de vida ficou suspensa até o dia 31 deste mês de janeiro de 2021.

 

PODE LHE INTERESSAR