
O Instituo Nacional do Seguro Social (INSS), manterá a Prova de Vida suspensa até o final deste mês. Contudo, é bom reforçarmos alguns pontos importantes para a realização desse procedimento.
Em novembro do ano passado, o INSS publicou a suspensão da prova de vida para pessoas que dependem do recadastramento dela para receber o benefício.
Benefícios que serão pagos?
O INSS liberou os benefícios de dezembro e está pagando os de janeiro sem essa exigência.
De acordo com a Lei, todos os beneficiários do INSS precisam fazer essa comprovação para o governo, atestando que estão vivos.
Como é feita esta comprovação?
Para comprovação de vida é necessário que o beneficiário compareça a uma agência do INSS ou em instituições bancárias que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.
Já para aquelas pessoas que têm dificuldade para se locomover poderá ser feita esta prova de vida na própria casa do beneficiário.
É possível comprovar a prova de vida no banco?
De acordo com o INSS e a Federação Brasileira de Bancos – Febraban se o segurado preferir pode realizar esta comprovação ao banco.
A Febraban ainda reforça que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários que pretendem renovar suas senhas.
Quais são os bancos que estão disponíveis para fazer o procedimento:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil;
- Santander;
- Itaú;
O conselho para os segurados é estar sempre atentos aos horários pois algumas agências têm horário especial para esse tipo de atendimento. Portanto, o beneficiário deve entrar em contato com a agência do INSS ou bancária e procurar se informar sobre o horário de atendimento para o procedimento.
Orientações referentes ao processo de recadastramento
De acordo com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, foi publicada a instrução normativa no Diário Oficial determinando os procedimentos para o processo de recadastramento dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. A prova de vida ficou suspensa até o dia 31 deste mês de janeiro de 2021.