Principais alimentos que você deve considerar para fortalecer suas defesas

Principais alimentos que você deve considerar para fortalecer suas defesas
Principais alimentos que você deve considerar para fortalecer suas defesas. © Shutterstock

Principais alimentos que você deve considerar para fortalecer suas defesas

Estamos em um momento em que o clima é muito mais adverso para a saúde das pessoas, principalmente se seu sistema imunológico está vulnerável. Por isso, é fundamental cuidarmos da saúde e mantermos nossas defesas altas , principalmente agora que se trata de uma pandemia para a qual ainda não há cura ou uma vacina 100% eficaz. São muitos os cuidados e dicas que você pode aplicar no seu dia a dia para manter a saúde do seu corpo, e um é através da dieta alimentar.

Lembre-se que é importante fazer exercícios regulares, fazer bons intervalos e evitar o estresse, caso contrário você estaria afetando suas defesas por mais que se alimentasse, já que tudo é um complemento. Aqui, listamos os principais alimentos que você deve considerar implementar em sua dieta regular para fortalecer suas defesas.

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Os 7 principais alimentos para fortalecer suas defesas

  • Alho e cebola

Quer goste ou não do sabor intenso destes alimentos, são dois daqueles que devem reinar na sua cozinha, de preferência crus para aproveitar ao máximo os seus benefícios. O alho tem sido usado desde a antiguidade para combater várias infecções e isto porque tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, também reduz a pressão arterial e retarda o endurecimento das artérias.

Por sua vez, a cebola também tem sido amplamente utilizada para combater principalmente infecções respiratórias, e isso se deve ao seu rico conteúdo em antioxidantes, quercetina e vitamina E, enquanto a glucocinina ajuda a combater o diabetes.

  • Nozes ou amêndoas

As nozes são uma excelente fonte de vitamina E, um dos compostos mais importantes para um sistema imunológico fortalecido, embora por ser uma vitamina solúvel em gordura, a gordura é necessária para que o corpo a absorva melhor e nada como nozes ou amêndoas para adquiri-la dotação de vitaminas. Recomenda-se comer um punhado por dia e não exagerar, pois contêm gorduras saudáveis ​​que em excesso podem ser prejudiciais.

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  • Caldo de frango

Embora pareça receita de avó, na verdade é um excelente guisado para combater resfriados e proteger nossas defesas, até porque as infecções causam inflamações e no caso do trato respiratório é gerado um excesso de muco que não só irritante, mas é um sintoma de que ainda estamos doentes.

O caldo de galinha fornece vitamina B6, que é muito útil em várias funções do organismo, incluindo a produção de glóbulos vermelhos saudáveis, bem como condoroitina, além de outras vitaminas e minerais necessários para a saúde do sistema digestivo e respiratório, enquanto o caldo mantém-nos hidratados e regula a nossa temperatura.

  • Amoras

Essas bagas ou frutas vermelhas são uma das mais saudáveis ​​que existem, pois contém atocianina, um flavonóide responsável por sua cor escura com propriedades antioxidantes e protetoras que beneficiam o aparelho respiratório, além de ser excelente para prevenir infecções urinárias e proteger para o coração.

Essas frutas contêm vitaminas C, B, A, E e K, por isso atuam como poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres no corpo que causam várias doenças e envelhecimento prematuro, além de proteger a saúde dos seus olhos, seus tecidos, seu pele, seus nervos e suas defesas.

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  • Cúrcuma e gengibre

Esses rizomas são excelentes para a saúde das pessoas, são usados ​​há muitos anos na medicina tradicional por apresentarem propriedades antiinflamatórias, além de serem excelentes para o cuidado do sistema imunológico. A curcumina é ótima para aliviar dores musculares, enquanto o gengibre é um ótimo alimento para evitar inflamações, enquanto reduz o colesterol ruim (LDL) do sangue e protege o coração.

  • Espinafre e vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes devem fazer parte da sua dieta por todos os benefícios que têm para o seu corpo, mas em particular, recomendamos incorporar o espinafre, pois são ricos em fibras, vitaminas A, B1, B2, C e K, além disso de minerais como cálcio, fósforo, ferro, ácido fólico, magnésio, zinco e beta-caroteno.

Esses vegetais são excelentes para aumentar a capacidade do sistema imunológico contra infecções, além de promover a produção e reparo de células e DNA, em grande parte devido aos antioxidantes que previnem o aparecimento de células cancerosas. O fortalecimento do sistema imunológico também se deve ao ácido alfalipóico, que também ajuda a controlar o diabetes, aumentando a sensibilidade à insulina, entre muitos outros benefícios.

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