Previsão do tempo: Massa de ar seco ganha força e reduz chuva neste fim de semana

Previsão para o Fim de Semana

A previsão do tempo para os próximos dias na Bahia, que inclui o final de semana em que se comemora o Dia dos Pais, deverá ter mudanças em algumas áreas, onde há possibilidade de chuva. No entanto, na maior parte do Estado, continua predominando a massa de ar seco, o que manterá reduzida a nebulosidade e a chuva nesse período.

De acordo com a previsão do Inema, as mudanças são esperadas para o Recôncavo Baiano e sul do estado. Isso porque, uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro poderá intensificar os ventos vindos do Oceano Atlântico. Resultando no aumento da nebulosidade e na chance de ocorrer chuva nessas regiões.
Nas regiões oeste, São Francisco e norte, a massa de ar seco prevalece. Essa condição deixa o céu ensolarado e também influencia na temperatura. Por conta de nenhuma ou pouca nebulosidade, durante o dia a temperatura registra máxima de até 36°C. Diminuindo significativamente no período da noite, quando a mínima poderá chegar aos 14°C.

Risco de queimadas

Outro reflexo da persistência da massa de ar seco é a redução dos índices de umidade que, em algumas localidades, ficarão em torno ou abaixo dos 30%%, m situação considerada preocupante para o conforto humano, uma vez que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mínimo ideal é de 60%. Por isso, profissionais da área da saúde recomendam às pessoas consumirem bastante líquido. Evitar exposição prolongada ao sol, principalmente entre 10h e 16h.
O tempo quente e seco, somado à vegetação já ressecada, mantém o alerta quanto ao risco de ocorrer novos focos de queimadas ou até mesmo intensificar os existentes. Em decorrência disso, como orienta o Inema, é necessário cautela quanto ao uso do fogo em atividades diárias, pois uma simples ponta de cigarro poderá dar origem a uma grande queimada, resultando em irreversíveis ao meio ambiente e à população.

Chapada e Salvador

Para a Chapada Diamantina, onde a massa de ar também está atuando, a chance de ocorrer chuva é menor. Nessas regiões, a temperatura deverá continuar mais amena, com valores típicos de inverno, variando entre máxima de 32°C (nordeste) e mínima de até 13°C (na Chapada Diamantina e sudoeste).
Em algumas localidades das três regiões, com destaque para as áreas serranas da Chapada e sudoeste, também há um alerta. É que durante a noite, quando a umidade fica mais elevada, o tempo frio contribui para a formação de neblina. Com isso, os cuidados deverão ser redobrados principalmente no trânsito nas estradas.
Para Salvador e região metropolitana, a previsão é de aumento da nebulosidade. No entanto, a chuva esperada deverá ser de fraca intensidade e em áreas isoladas. A temperatura na capital baiana deverá ter poucas mudanças – continuam oscilando entre 21°C e 28°C.

Maré

Desta sexta-feira até domingo (12 a 14, a maré deverá atingir altura máxima no período entre 11h e 14h e entre 23h e 2h (do dia seguinte) variando de 1,5 a 2,3 metros. Já a altura mínima, das 5h às 8h, e das 17h às 20h, oscilando de 0,5 a 1,1 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

PODE LHE INTERESSAR