PREVBarcos farão atendimentos em quatro municípios em março; saiba quais são

PREVBarcos farão atendimentos em quatro municípios em março; saiba quais são Foto: divulgação INSS

A partir de março, as duas unidades móveis flutuantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Pará, os PREVBarcos, retomam o atendimento às comunidades ribeirinhas de quatro municípios do estado.

>>Desemprego chega a 13,9% em dezembro e atinge 13,4 milhões de brasileiros, diz IBGE

O PREVBarco-PA I, que atende às populações do Marajó, fará a primeira semana de atendimento em Anajás (PA), onde ancora de 1º a 5 de março. Depois a unidade flutuante zarpa para o município de Afuá, onde promove atendimento durante duas semanas, de 8 a 19 de março.

Já o PREVBarco-PA II começa o atendimento no dia 8 de março, em Prainha, no oeste paraense, onde fica até o dia 12. De lá, a embarcação navega para Monte Alegre, também município da região do Baixo Amazonas, onde presta atendimento por duas semanas, de 15 a 26 de março.

>>ID Jovem garante meia-entrada e viagens gratuitas; saiba quem tem direito e como solicitar

Ambas as unidades contam com protocolos de segurança e higiene em prevenção ao novo coronavírus. Para que os beneficiários possam entrar nas embarcações, é necessário o uso de máscara e a verificação de temperatura. Além disso, os barcos estão equipados conforme os requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Protocolo sanitário nos PreviBarcos

Com o objetivo de  prevenir o contágio pelo novo coronavírus nos PrevBarcos, o INSS organizou um protocolo sanitário de proteção e de distanciamento social nas embarcações da seguinte forma:  os guichês de atendimento e as mesas dos médicos peritos ganharam anteparos de acrílico. Além disso, os funcionários recebem máscaras, aventais e luvas descartáveis.

>>Salvador terá funcionamento restrito do comércio; veja o que muda

Na hora do atendimento, os segurados do INSS fazendo o devido uso de máscaras faciais, esperam a vez fora da embarcação, em espaços externos, sob o abrigo de tendas ou ao ar livre, com cadeiras distanciadas entre si.  Outro cuidado é a higienização frequente, com oferta de álcool em gel nos barcos e as demais instalações.

O INSS tem três barcos que prestam os mesmos serviços de uma agência fixa. O órgão tem dois PrevBarcos no Pará e um em Rondônia. Juntos, os barcos podem atender até 300 pessoas por dia.

>>INSS paga segurados com NIS final 5 e encerra os pagamentos de fevereiro

Sobre o INSS

INSS é uma abreviação de Instituto Nacional do Seguro Social, órgão do Ministério da Economia criado por Fernando Collor de Mello em 1990 com o propósito de operacionalizar o reconhecimento dos direitos dos segurados da Previdência Social. Ele é responsável por controlar e executar o pagamento das aposentadorias, além de gerenciar os benefícios para os contribuintes da Previdência Social.

PODE LHE INTERESSAR