Prazo para alistamento militar online já começou – veja como se inscrever

Prazo para alistamento militar online já começou - veja como se inscrever
Prazo para alistamento militar online já começou – veja como se inscrever – Reprodução

Prazo para alistamento militar online já começou – veja como se inscrever.

O prazo para o alistamento militar online começou na última quarta-feira (1º/01). O alistamento é obrigatório e deve ser feito no ano em que o jovem (sexo masculino) completa 18 anos.

O jovem que não tiver acesso à internet ou não tiver CPF deve ir à Junta de Serviço Militar com a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.

Segundo o coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa, coronel Fernando Penasso, quem não regularizar sua situação não poderá:

  • tirar passaporte;
  • prestar exame para estabelecimento de ensino;
  • tirar carteira de trabalho;
  • ingressar no serviço público ou  mesmo na iniciativa privada.

Quem perder o prazo para fazer o procedimento no último ano, poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecer à Junta de Serviço Militar. O atraso implicará no pagamento de multa.

Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento e que 100 mil sejam incorporados para trabalhar na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica.

O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano.

Como se inscrever?

As inscrições podem ser feitas no site do Exército, com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preenchimento do formulário para validação dos dados pessoais.

Veja também: As rodovias federais registraram menos acidentes no feriado de Ano-Novo

Fonte: Agência Brasil

PODE LHE INTERESSAR