Posso comer carboidratos em uma dieta para perder peso?

Posso comer carboidratos em uma dieta para perder peso?
Posso comer carboidratos em uma dieta para perder peso? © Adobe Stock

Posso comer carboidratos em uma dieta para perder peso?

Quando iniciamos uma dieta para emagrecer , a primeira coisa que nos vem à cabeça é evitar todos aqueles alimentos ricos em carboidratos, por medo de engordar. No entanto, esses nutrientes são essenciais para uma alimentação variada e equilibrada. Além disso, são a melhor fonte de energia para o corpo e não é verdade que todos engordam. Portanto, a resposta à pergunta se você pode comer carboidratos se quiser perder peso é sim. Você deve fazer isso. Mas dê uma boa olhada nos alimentos que você deve escolher.

Muitas vezes pensa-se que o grupo pertence apenas alimentos com carboidratos, como pão ou pastéis a . No entanto, frutas, vegetais ou laticínios também.

Por outro lado, é importante distinguir os simples (por exemplo, açúcar) dos complexos (legumes, cereais, vegetais). Da mesma forma, deve-se sempre tentar escolher os grãos inteiros, ao invés dos refinados, pois eles possuem todos os nutrientes que tornam os carboidratos saudáveis.

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Carboidratos inteiros para perda de peso

Segundo Fran Sabal, autor de Emotional Nutrition e fundador da School of Emotional Nutrition, não devemos abandonar os carboidratos, mas sim aqueles que são inteiros. Por que as integrais são sim? Integral vem da palavra inteira, ou seja, tem todas as propriedades e benefícios do grão, seus minerais, vitaminas e fibras ”. Isso é muito importante para retardar a sensação de fome, controlar o peso corporal e regular os níveis de glicose no sangue.

Níveis de glicose e sua importância para perder peso

“Nosso corpo usa a glicose no momento, e se comemos muito ele não usa (a não ser que façamos exercício físico), então vai para os depósitos de reserva”, acrescenta. Então, o que é importante? “É melhor que nosso corpo se esforce mais para digerir os alimentos, algo que acontece quando consumimos carboidratos inteiros, ou seja, inteiros, já que a liberação do açúcar no sangue é muito gradual”, indica Fran Sabal.

Portanto, os carboidratos não são alimentos que devem ser excluídos se você quiser perder peso, mas muito pelo contrário. Claro, você tem que aprender a consumi-los.

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Qual é a função dos hidratos?

Fornece-nos energia, na forma de glicose. Todos os carboidratos que consumimos, sejam grãos inteiros (trigo, milho, aveia, arroz, quinua, painço, etc.), frutas, laticínios, são digeridos pelo nosso corpo para obter essa glicose, já que ela é o combustível das nossas células.

Posso comer carboidratos em uma dieta para perder peso?
Posso comer carboidratos em uma dieta para perder peso?. © Adobe Stock

Por que é bom consumir carboidratos inteiros em uma dieta para perder peso?

Porque perder peso não deve ser sinônimo de fome ou menos nutrição. É importante seguir uma dieta equilibrada onde os carboidratos, gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais estejam nas quantidades certas. A melhor opção é melhorar a qualidade dos carboidratos que você consome e adquiri-los ao longo do dia

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E é que os carboidratos são a base das nossas necessidades diárias e uma das principais fontes de energia, portanto, as dietas pobres em carboidratos podem causar prejuízos a médio e longo prazo.

“Esse tipo de dieta leva o organismo a uma situação de cetose, ou seja, a oxidar gorduras e formar corpos cetogênicos, um combustível alternativo para o cérebro quando a glicose não está disponível, mas que pode ser prejudicial”, explica.

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Quais hidratos são os mais aconselháveis?

“Os carboidratos integrais são os mais saudáveis ​​porque retêm suas propriedades naturais, favorecendo a absorção dos nutrientes em nosso corpo de forma gradativa e evitando assim um pico elevado de açúcar no sangue”, explica Fran Sabal.

Exemplos de carboidratos de grãos inteiros são aqueles feitos com grãos inteiros, por exemplo, pão integral e massas, quinua, bem como batatas, legumes, cereais, em sua forma integral. Além disso, são ideais para complementar nossos pratos.

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Por que você tem que consumi-los inteiros?

Para obter todos os nutrientes completos. Os carboidratos refinados, como farinha ou arroz branco, perdem alguns desses nutrientes, principalmente as fibras, o que retarda o esvaziamento gástrico e faz com que os alimentos sejam digeridos mais lentamente, liberando glicose (açúcar ) gradualmente. Quando acontece o contrário, ou seja, quando a glicose é liberada rapidamente, o mesmo ocorre com a insulina. Isso faz nosso pâncreas trabalhar mais. E também ficamos com fome de novo mais rápido, algo que não ajuda na perda de peso.

Quanto tempo os carboidratos demoram para digerir?

“Experimentos feitos em humanos mostram que o pão branco leva 30 minutos para ser digerido em comparação ao pão de trigo integral, que leva 150 minutos, por exemplo”, diz Fran Sabal.

Demora mais para a contribuição nutricional, que é mais completa. Portanto, quando optamos por alimentos integrais, nutrimos nosso corpo com quantidades menores. Isso, é claro, “ajuda a funcionar corretamente, ajuda a evitar doenças metabólicas, por exemplo, o diabetes tipo 2, no contexto de uma dieta variada, e a controlar melhor o nosso peso”, afirma.

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E se consumirmos apenas refinados?

Se nossa dieta for baseada em carboidratos refinados, nosso corpo e nosso peso sofrerão. “Ocorre um pico elevado de açúcar no sangue, é necessária mais insulina para metabolizar esse açúcar e, além disso, o tecido adiposo é ativado, principalmente na região abdominal”, explica o especialista.

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