Portal oferece atividades que estimulam o aprendizado dos jovens durante pandemia

No site, é possível encontrar temas como coronavírus, biologia, saúde, astronomia, física, química, matemática e atualidades

Autor:

Publicada em


Plataforma online oferece mil vagas para cursos gratuitos em diversas áreas
Plataforma online oferece mil vagas para cursos gratuitos em diversas áreas –
Reprodução

Portal oferece atividades que estimulam o aprendizado dos jovens durante pandemia.

Escolas de todo Brasil suspenderam suas aulas e, com isso, uma novidade lançada na internet promete entreter as crianças com ensino e diversão.

É o portal Ciência Em Casa, lançado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Através do canal, é possível aprender sobre temas como astronomia, história e tecnologia sem sair de casa. Com jogos e aplicativos, as atividades ampliam os conhecimentos do público infanto juvenil e buscam desenvolver habilidades como raciocínio lógico, colaboração e inovação.

Veja também: Plataforma online oferece mil vagas para cursos gratuitos em diversas áreas

Usando o Ciência em Casa, a estudante do 4º ano do ensino fundamental, Maria Flor Monteiro, de 9 anos, conta que já conheceu um museu do Rio de Janeiro e agora se prepara para uma competição de matemática.

“Gostei porque dá a chance de aprendermos mais enquanto estamos em casa. Eu acessei um quebra-cabeça de matemática que resolvi bem rapidinho, na verdade. Ele faz parte da competição que tem em vários colégios. Inclusive eu estou me preparando e quando tudo isso passar eu vou fazer a prova no meu colégio”, disse Maria Flor, que recomendou o portal para quem busca uma nova atividade para fazer em casa.

Quem acessar o site vai encontrar atividades em uma variedade de temas como biologia, atualidades a física, química, história, tecnologias e ambiente e sociedade.

O portal traz ainda explicações sobre o novo coronavírus, como por exemplo o que é a doença e os cuidados cada um deve tomar. Existe também um quiz para testar os conhecimentos sobre o vírus.

É possível também assistir vídeos sobre história da ciência, invenções, saber um pouco mais sobre o impacto da ciência e da tecnologia em nossa vida diária. Há também conteúdo em inglês para aprimorar o aprendizado da língua.